Cidade
AUDIÊNCIA PÚBLICA APROVA DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE URBANA EM VIÇOSA
19 de abril de 2017

Cidadãos viçosenses e coordenadores do trabalho de construção do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa se reuniram em Audiência Pública na noite desta terça-feira (18), no salão nobre do Centro Administrativo Municipal, para discutir e validar o diagnóstico da mobilidade urbana em Viçosa.

O diagnóstico elaborado a partir de levantamentos de dados colhidos em campo e análise de informações, com o objetivo de identificar os problemas de mobilidade urbana existentes no município, foi apresentado durante a audiência e recebeu propostas de emendas.

Na abertura da Audiência o coordenador dos trabalhos e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ítalo Itamar Caxeiro Stephan, explicou que, antes da Audiência, os seis delegados eleitos durante as reuniões setoriais receberam o diagnóstico em versão preliminar. Eles tiveram 15 dias para analisar o documento, que possui cerca de 300 páginas, para que, durante a Audiência, pudessem aprovar o documento final. Este será usado como base para a elaboração das propostas de intervenção do Plano de Mobilidade.

Além dos dados quantitativos, o diagnóstico apresenta uma abordagem dos aspectos qualitativos oriundos da compreensão dos técnicos, dos dirigentes municipais e da sociedade. Portanto, compreende a leitura técnica e a leitura participativa das condições de transporte e mobilidade no município.

A leitura técnica foi apresentada por meio dos tópicos "Caracterização do Município" e "Condições de Mobilidade Urbana do Município". A leitura participativa consistiu na análise e sistematização das informações coletadas na consulta pública e nas reuniões realizadas com representantes dos setores da sociedade civil organizada.

O levantamento de informações técnicas contém dados relativos às características gerais do município, como: características geográficas, demográficas e socioeconômicas, dados de oferta e de demanda dos transportes, condições do sistema viário e da sinalização, benfeitorias para pedestres, características e dimensionamento das linhas de transporte coletivo, fluxos de tráfego em eixos viários e em interseções, fluxos de pedestres, entre outros.

Após as discussões, os delegados aprovaram o diagnóstico com dados acrescentados pelos participantes da Audiência. Com isso, inicia-se a etapa de construção das propostas de intervenção, ou seja, de propor soluções aos problemas identificados com o diagnóstico.

A população poderá continuar participando, basta enviar sugestões por e-mail à equipe coordenadora e aos delegados. Foram estipulados seis subtemas e seus respectivos delegados responsáveis pela coleta dos dados. Abaixo está a tabela com os temas, responsáveis e contato para envio de propostas:

SUBTEMASRESPONSÁVELCONTATO
Transporte ColetivoIsmall Drummond;

Arlindo Montanha

ismaldrumond@gmail.com;

diskmontanha@gmail.com

Ciclovia e Linha FérreaJershon Ayresjershon@ufv.br
Acessibilidade e CalçadasMarzinhoset.acess.incluspmv@outlook.com
Táxi, Estacionamentos e SinalizaçãoPedro Henrique Neves;

George Gledson

pedrohpns@gmail.com;

georgegledson@hormail.com

Sistema Viário e Vias AlternativasAndré Ricardo Silvaandrericardovetevicosa@hotmail.com
Comunicação, Informação e ConscientizaçãoJuliana Ladeira;

Thuany Araújo

julianaladeirapsi@gmail.com;

planejamentoeprojetosiplam@gmail.com

Os viçosenses terão o prazo de 30 dias para enviar suas propostas e em breve serão realizadas novas Audiências para discussão.