terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

SAAE AFIRMA QUE ÁGUA AMARELADA NÃO OFERECE RISCO À SAÚDE DOS USUÁRIOS EM VIÇOSA

Diversos usuários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), estão reclamando que a água fornecida pela Autarquia está com uma coloração diferente desde a última quinta-feira, 17. Através das redes sociais os usuários afirmam que a água está amarela. Já o SAAE afirma que está acompanhado de perto o problema e que a água não oferece risco à saúde.

Alguns usuários do SAAE afirmaram que a água que chega a suas torneiras está muito amarelada e estão com medo de que ela esteja contaminada. Por isso, alguns deles estão fervendo a água para preparar alimentos e filtrando antes do consumo. A água amarela está chegando às caixas d’água de moradores do bairro João Brás, Santo Antônio, Silvestre, Fátima, Grota dos Camilos entre outros.

Um usuário do SAAE nos enviou uma imagem em que compara a água fornecida pelo SAAE, à esquerda, com uma xícara contendo água mineral.

Procurado pela reportagem da Rádio Montanhesa Viçosa o SAAE afirmou, através de nota, que nos últimos dias a autarquia tem recebido reclamações sobre a alteração na cor da água tratada e distribuída para milhares de usuários.

Na nota, o SAAE ressalta que até o momento a água não oferece risco à saúde humana e que foram intensificadas coletas de amostra da água em diversas regiões da cidade, e que testes realizados pelos técnicos da Autarquia demostram que a água está dentro dos parâmetros microbiológicos para consumo humano.

A nota não esclarece o que tem causado a coloração amarelada da água e nem quando o problema será resolvido. A nota termina dizendo que os usuários podem fazer reclamações e pedir esclarecimentos sobre o fornecimento através do telefone (31) 3899-5600.

Confira o trecho do Programa Em Tempo Real da Rádio Montanhesa Viçosa, que destaca o problema vívido pelos viçosenses.