POLÍCIA CIVIL E FEDERAL REALIZAM GRANDE OPERAÇÃO PARA CONTROLE DE MIGRAÇÃO DE CRIMINOSOS DO RJ PARA A ZONA DA MATA
4 de abril de 2018

Equipes das polícias Militar (PM), Civil e Rodoviária Federal (PRF) estão na BR-040, próximo à Praça de Pedágio de Simão pereira, promovendo uma nova ação de fiscalização da divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na região das cidades da Zona da Mata.

Para cada setor, a ação recebe um nome, mas o objetivo é o mesmo: reforçar a segurança na fronteira após a aprovação da intervenção federal na segurança pública no estado fluminense.

Segundo as informações do Governo do Estado, na operação "Fronteira + Segura", as abordagens serão feitas pelas PM e PRF e os recebimentos das ocorrências pela Polícia Civil. Além dessas instituições, participam a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a Coordenadoria de Integração de Inteligência de Segurança Pública e Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

De acordo com a PM, a ação é a terceira fase da Operação "Migro", promovida desde fevereiro. "Ordinariamente, as unidades locais realizam fiscalizações. A ação desta quarta tem como peculariedade o fato de ser simultânea nas 22 cidades mineiras que fazem divisa com o estado do Rio de Janeiro", explicou o assessor de comunicação da 4ª Região de Polícia Militar, major Jovânio Campos.

Para a Polícia Civil, é uma etapa da operação "Divisa Segura". "O nosso objetivo é evitar a migração de criminosos do Rio de Janeiro para o Estado de Minas. Consideramos que esta região possui as principais entradas. Estamos solicitando documentos, realizando buscas, temos cão farejador da PM, helicóptero e drones que vieram da Polícia Civil de Belo Horizonte", disse o chefe do 4º Departamento, Carlos Roberto da Silveira Costa.

Além disso, o chefe do 4º Departamento também reforçou que há ações em andamento em outras cidades mineiras. "Na regional de Juiz de Fora, equipes estão em Rio Preto, Matias Barbosa e Chiador. Na regional de Muriaé, está em andamento em Palma, Eugenópolis e Tombos. E na regional de Leopoldina, estão em Além Paraíba e Pirapetinga. Além disso, há buscas em cidades que não fazem divisa com o Rio de Janeiro, como Ubá e Viçosa", explicou.

O Governo de Minas divulgou que a operação tem o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel). É uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam um raio de até 5 km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna.

Do local, várias instituições poderão trabalhar de forma integrada e abordar pessoas e veículos utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas, como leitura de placas e situação do veículo junto ao Departamento de Trânsito (Detran), mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica, consulta ao sistema de adolescentes infratores, etc.

Para o Carlos Roberto da Silveira Costa, a presença do CICC agiliza os procedimentos. "Eu tenho uma equipe completa, delegado, escrivão e dois investigadores. Se precisar de um mandado de busca, de autuar alguém em flagrante, tudo é resolvido ali, sem a necessidade de acionar a Delegacia", comentou.

Fonte: G1 Zona da Mata

publicidade

publicidade

publicidade