VIÇOSA SERÁ CIDADE POLO DE GRUPO DA POLÍCIA CIVIL PARA COMBATE DE NOTÍCIAS FALSAS
23 de julho de 2018

A cidade de Viçosa será um dos polos de um grupo especializado da Polícia Civil que vai apurar crimes ligados à divulgação de notícias falsas. O Grupo Especializado de Combate às Fake News pretende evitar a disseminação das notícias falsas, principalmente aquelas que visam a difamar, caluniar e injuriar pessoas por meio das redes sociais.

Em entrevista por telefone, o chefe do 4º Departamento da Polícia Civil, Carlos Roberto da Silveira Costa conta que a equipe será formada por um delegado, dois investigadores e um perito criminal, todos de Juiz de Fora, para facilitar a organização do trabalho. Assim, os delegados de cada polo receberão as denúncias, os boletins de ocorrência serão feitos e encaminhados ao grupo em Juiz de Fora. Ele destaca que a criação do grupo aconteceu depois que foi notado um aumento no número de crimes envolvendo a propagação de notícias falsas. Além disso, ele conta que os policiais vão a Belo Horizonte receber um treinamento no Núcleo de Inteligência da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Eles serão responsáveis pela investigações de crimes ocorridos em todo o âmbito do 4º Departamento, que engloba 86 municípios, tendo como cidades polo Juiz de Fora, Muriaé, Ubá, Leopoldina e Viçosa.

O grupo foi oficialmente criado no dia 12 de julho e conforme o delegado-geral, antes mesmo da criação da equipe, crimes do envolvendo a Fake News já eram apurados pela Polícia Civil. A titular será a delegada Mariana Veiga e junto com ela, a escolha da equipe foi feita de forma especial, buscando aqueles que já tinham afinidade com a área cibernética e investigação.