Saúde & Bem Estar

O BRASIL ESTÁ FICANDO CADA DIA MAIS VELHO

A expectativa é que em 2060, mais de 25% dos brasileiros tenham, no mínimo, 65 anos de idade.Hoje cerca de 15% da população é composta de idosos. Para se ter uma ideia, em 2017, por volta de 30 milhões já estavam na terceira idade. Os dados são da projeção da população feita pelo IBGE.

O envelhecimento da população acontece porque as mulheres brasileiras estão cada dia tendo menos filhos. Hoje a taxa de fecundidade no país é de 1,77 filho por mulher. A expectativa é que essa taxa reduza para 1,66 em 2060. Na prática isso significa que as mulheres brasileiras já estão tendo menos de um filho, e o número de filhos deve cair ainda mais. As mulheres também devem ter filho mais tarde, depois dos 28 anos. Atualmente a gravidez é por volta dos 27 anos de idade.

Segundo o estudo, a população brasileira deve crescer só até o ano 2047, quando vai atingir a casa dos 233 milhões. Daí em diante a população deve começar a reduzir. Esta já é a realidade de diversos países, como por exemplo o Canadá, Portugal e Espanha, onde a taxa de fecundidade já é menor que 1,6 filho por mulher. Nesses países o número de idosos aumenta, mas o de jovens não acompanha o envelhecimento.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar