ESCOLA TRABALHA COM INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS POR MEIO DA LIBRAS
31 de agosto de 2018

Arthur, Lucas e Thalles são alunos surdos do 4º ano do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e há dois anos são acompanhados por instrutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A escola é a primeira da rede municipal preparada para receber alunos com deficiência auditiva.

A iniciativa faz parte do programa Inclusão com Qualidade, da Secretaria Municipal de Educação, e o objetivo é possibilitar que os alunos surdos tenham a Libras como primeira língua e como meio de instrução aos demais conteúdos pedagógicos. No período extra-classe, os alunos com deficiência auditiva participam de aulas de Libras, com o instrutor Wilson Fernandes, e durante as aulas curriculares a intérprete Glauziene Gonçalves faz a tradução simultânea para os alunos.

As iniciativas de inclusão nas escolas são coordenadas pelo Setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, que nos últimos três anos têm buscado ampliar o atendimento dos alunos com deficiência em todo o município. Em 2015, 24 alunos com algum tipo de deficiência estudavam nas escolas municipais e atualmente são 105 alunos. Diversas escolas municipais foram adaptadas às necessidades das crianças com deficiência e estagiários de diversos cursos ajudam no acolhimento. Somente na Januário de Andrade Fontes são 19 crianças com deficiência e 16 estagiários que acompanham o desenvolvimento de cada estudante.

publicidade

publicidade

publicidade