fbpx
Educação

ESCOLAS MUNICIPAIS QUE OFERECEM ENSINO FUNDAMENTAL DO 1° AO 5° ANO SE DESTACAM NO IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 das escolas municipais, divulgado na segunda-feira (03), subiu em relação ao último índice divulgado em 2015. O ciclo do ensino fundamental do 1º ao 5º ano recebeu nota 6, ficando acima da média projeta que era 5,3. O ciclo do ensino fundamental do 6º ao 9º ano também apresentou melhora, evoluindo de 4 para 4,3 pontos, mas ainda abaixo da média projetada.
O Índice criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Divulgado a cada dois anos, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

O índice do ensino fundamental do 1º ao 5º ano das escolas municipais subiu de 5,6 para 6,0 no IDEB 2017. Os destaques foram a Escola Municipal Dr. Januário de Andrade Fontes que em 2015 foi pontuado com 4,8 e em 2017 subiu para 6,4; a Escola Municipal Anitta Chequer com o índice de 7,4 e a Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho classificada com 6,9. As escolas municipais que oferecem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apesar de apresentarem uma melhora do último índice, continuam abaixo da média projetada. A projeção era de 4,8 e as escolas apresentaram 4,3. Em 2015, o índice era de 4,0.

Para a secretária de Educação, Ana Monteiro, os resultados são frutos das ações que a Prefeitura de Viçosa promoveu no último ano. “Os resultados mostram que a aproximação das escolas com as famílias e mais diálogo entre as escolas e a Secretaria de Educação tem permitido um avanço no ensino do município”, afirmou.  Ainda de acordo com a secretária, a pasta planeja, em 2019, implementar a educação em tempo integral, conforme as metas do Plano Municipal de Educação, e concluiu: “a prioridade contínua é oferecer recursos como equipamentos e materiais didáticos para a melhoria do ensino”.
O Prefeito Ângelo Chequer afirmou que a melhoria da qualidade do ensino tem sido uma das prioridades da gestão. “No último ano fizemos diversas obras em escolas com intuito de oferecer melhorias na estrutura e ampliar a oferta de ensino, como a obra de construção de salas e reformas na Escola Municipal Pedro Gomide Filho. Além disso, buscamos promover capacitações para os professores e oferecer todo apoio para colocar em prática o Plano Municipal de Educação”, afirmou Ângelo.
Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo