VIÇOSA RECEBE A EDIÇÃO 2018 DO PROGRAMA GRANDES ESCRITORES
18 de outubro de 2018

Programa Grandes Escritores, que promove palestras e bate-papos com grandes nomes da literatura, passará novamente por Viçosa. No dia 23 de outubro, às 19h, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o público terá a oportunidade de assistir à palestra Encontro de Gerações e conversar com os escritores Zuenir Ventura e Mauro Ventura (respectivamente à esq. e à dir. na foto ao lado). O evento será gratuito e aberto ao público. A classificação indicativa é livre.

O jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura é um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira. Além de colunista do jornal O Globo, é o sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.  Entre os seus livros mais lidos estão 1968: o ano que não terminouCidade PartidaInveja: Mal Secreto e 1968: o que fizemos de nós. Zuenir Ventura já ganhou os prêmios EssoVladimir Herzog pela série de reportagens investigativas que resultou no livro Chico Mendes - Crime e Castigo.

Já Mauro Ventura, filho de Zuenir Ventura, começou a carreira como jornalista em 1985. Trabalhou como repórter, repórter especial, editor e colunista em veículos como Isto É, Jornal do Brasil e O Globo. Desde 2007, assina a coluna Dois Cafés e a Conta no O Globo. Com a reportagem Tribunal do Tráfico, venceu os prêmios Esso e Embratel e com o livro O espetáculo mais triste da terra - O incêndio do Gran Circo Norte-Americano, venceu o prêmio Jabuti. Mauro Ventura também é autor dos contos A dor oficial, publicado no livro Brasil-Haiti - 101 histórias, e AVC, que integrou a coletânea 25 cronistas falam de superação.

Os escritores convidados: Zuenir e Mauro Ventura

Oficina literária
Além da palestra e do bate-papo com os escritores, está programada a oficina Literatura e Artes do Toró, com a arte-educadora viçosense Débora Sant’Anna Del Giúdice (foto abaixo). Também gratuita, a oficina acontecerá no dia 20 de outubro, das 13h às 17h, na Biblioteca Crianças do Futuro, na comunidade Buieié (zona rural).

A oficina terá como objetivo formar novos agentes de leitura na comunidade Buieié. Ela terá como referência o trabalho desenvolvido por Débora no Toró de Leitura, projeto social realizado no Sítio Sô Renato, na zona rural de Coimbra (MG), desde 2014. Os encontros semanais do Toró de Leituracontam com rodas de leitura, oficinas de artes, lanches, brincadeiras e empréstimos de livros. Vale destacar que o projeto social recebe estudantes universitários para vivências e também realiza eventos de promoção da leitura e das artes em escolas e praças públicas.

Sobre o Programa Grandes Escritores
Desde 2002, o Programa Grandes Escritores já envolveu 25 escritores, 14 atores e atrizes e cerca de 110 mil pessoas em mais de 400 palestras realizadas nas principais capitais e cidades brasileiras e no interior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Entre suas ações também estão as oficinas literárias e a doação de 19 mil livros para a comunidade.

O projeto foi idealizado e coordenado durante vários anos pelo ator e diretor de teatro Marcelo Andrade (in memoriam), pioneiro na integração e articulação da cultura no interior de Minas Gerais, idealizador dos projetos Centro Experimental de Artes de Viçosa e TIM ArtEducAção, presidente da ONG Humanizarte e secretário municipal de Cultura de Viçosa. A edição 2018 do Programa está sendo produzida pela AMAR Produções Artísticas, sediada em Viçosa. A iniciativa está recebendo o apoio de diversas empresas e instituições, sendo viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Fonte: Divulgação Institucional UFV.

publicidade

publicidade

publicidade