REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO NÃO ESTÁ GARANTIDO EM 2020
22 de novembro de 2018

2019 é o último ano em que o salário mínimo tem garantia de reajuste acima da inflação e com base no PIB, o Produto Interno Bruto, do Brasil. Isso porque a lei 13 mil 152, sancionada em 2015, que estabelece a política de valorização do salário mínimo, só vale até 2019.

Segundo a norma, o salário mínimo precisa ser reajustado conforme duas coisas: o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor. E o crescimento do PIB de dois anos anteriores. O INPC é divulgado pelo IBGE, normalmente em janeiro. Mas o novo valor do salário precisa valer a partir de primeiro de janeiro. Por isso o cálculo pode ser feito usando uma estimativa.

Nos últimos dois anos, a estimativa foi 0,36% menor que a inflação real. E, segundo a lei, isso precisa ser compensado em 2019. A estimativa para este ano é que o aumento seja de mais de 4% no salário mínimo. Ele iria dos atuais 954 reais para mais de mil reais.

2019 é o último ano em que essa regra vale. Não se sabe ainda como o salário mínimo vai ser reajustado a partir de 2020. Apesar do aumento, o valor está longe do considerado ideal pelo DIEESE. De acordo com o departamento, o salário para uma família de 4 pessoas viver bem deveria ser de mais de três mil 780 reais. Cerca de 45 milhões de brasileiros recebem o salário mínimo.

publicidade

publicidade

publicidade