PARTICIPE DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LEITE
4 de dezembro de 2018

Viçosa é um dos treze municípios mineiros que possuem Bancos de Leite Humano. O Banco realiza a coleta domiciliar de leite para doar aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e oferece auxílio ao tratamento de problemas mamários como fissuras mamilares, ingurgitamento e mastite puerperal, além de outras dificuldades no aleitamento.

Você sabia?

O Banco de Leite Humano é uma das principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil.

No estado de Minas Gerais, apenas treze municípios contam com Bancos de Leite Humano e Viçosa é um deles.

O banco fica no Hospital São Sebastião e atende a população da cidade e da microrregião. Ele funciona todos os dias e as atividades realizadas são controladas pela Fundação Fio Cruz, localizada no Rio de Janeiro.

O que o banco de leite faz?

Realiza a coleta domiciliar de leite para doar aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, oferecendo todo o material necessário à coleta de leite.

Oferece auxílio ao tratamento de problemas mamários como fissuras mamilares,ingurgitamento e mastite puerperal, além de outras dificuldades no aleitamento.

Qual a importância de doar leite?

O leite materno tem todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades de um bebê, garantindo um desenvolvimento saudável. Por isso é fundamental garantir a disponibilidade de leite humano para atender bebês prematuros que não podem se alimentar através do seio de sua própria mãe.

Muitas mães não podem amamentar os próprios filhos e precisam recorrer ao banco. São poucas mulheres doadoras em Viçosa e frequentemente falta de leite materno para os bebês da UTI.

Como doar?

Para ser doadora, basta que a mãe apresente excesso de leite e seja saudável. A mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano e os profissionais vão à casa da doadora e fornecem todas as instruções para a retirada do leite, bem como os frascos adequados para o armazenamento do alimento.

Para coletar é necessário apenas que as mulheres estejam com as mãos e seios limpos e utilizem touca no cabelo e máscara, para evitar a contaminação do leite.

Quem pode doar?

Para ser doadora de leite é preciso:

  • Estar amamentando;
  • Não estar em uso de bebida alcoólica, ou outras drogas contraindicadas ao aleitamento;
  • Estar em dia com os exames de pré-natal, tais como: teste de HIV, sífilis e hepatite;
  • Não ter feito transfusão sanguínea nos últimos 12 meses.

Doação de leite materno beneficia tanto quem doa como quem recebe 

Doar leite é um ato de amor e ajuda a salvar a vida de muitas crianças.

Doar leite não faz com que você produza menos leite, aliás, o que acontece é justamente o contrário!

Seja doadora! Uma atitude simples pode ajudar a salvar vidas!

publicidade

publicidade

publicidade