fbpx
Saúde & Bem Estar

CONSULTA AO DOUTOR – RINOPLASTIA

1 – Poderei escolher para meu nariz a forma que eu desejar?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face e isso tem que ser respeitado para preservar a naturalidade da mesma. A qualidade da pele do nariz também pode interferir no resultado desejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, que combine com o formato da face. A cirurgia de nariz é considerada bem feita quando ninguém nota, pela naturalidade. Quando todos notam que a pessoa fez plástica de nariz é porque não ficou tão natural. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado que poderá ser obtido.

2 – Quando terei o resultado definitivo em relação à forma do nariz?

Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa primeira fase, logo após ser retirado o curativo de fita adesiva, em torno de 15 dias, apesar de terem sido corrigidos os defeitos que o nariz tinha, ainda há um inchaço, que vai diminuindo com o passar dos dias, e que tende a se normalizar em torno de 6 a 12 meses. Existem pacientes que obtém um resultado definitivo um pouco antes, bem como outros ultrapassam esse período.

3 – Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Entre 1 e 2 horas. Em alguns casos esse tempo é ultrapassado, quando a cirurgia é feita junto com um otorrino, para corrigir o desvio de septo ou outro problema respiratório. Entretanto, o tempo do ato cirúrgico, como em todas as outras cirurgias, não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente dentro do centro cirúrgico, pois esse tempo inclui o período de preparação do anestesista, e a recuperação pós-operatória, isso leva umas 2 a 3 horas.

4 – Há dor no pós-operatório?

Raramente. A Rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando há uma eventual dor, ela é usualmente combatida com analgésicos comuns.

5 – Em que posição deverei dormir depois da cirurgia?

No primeiro mês, de barriga para cima, para não comprimir o nariz no travesseiro.

6 – Quanto tempo leva para se obter um resultado final?

Até que se atinja o resultado almejado, no início há o inchaço, que causa uma certa dificuldade respiratória, aos poucos vai desinchando, lembrando-se sempre que nenhum resultado de cirurgia plástica, mesmo o nariz, deverá ser avaliado antes de 6 a 12 meses depois da cirurgia.

7 – Quando poderei tomar sol?

Enquanto houver inchaço, é aconselhável que se evite a exposição solar, por volta de 60 dias.

8 – O nariz sangra nos primeiros dias?

Pode acontecer de sair um ligeiro sangramento nos dois primeiros dias, o que não é motivo de preocupação.

Dr. Paulo Saraiva

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 

Título de Especialista pela Sociedade de Medicina e Cirurgia no Rio de Janeiro

Contatos: (31) 3891-1312

Praça Antônio Augusto de Araújo, 24 – Ramos – Viçosa

Site: https://www.clinicapaulosaraiva.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo