PADRE VIÇOSENSE CANTARÁ XANGÔ NO DESFILE DE CARNAVAL DO SALGUEIRO
13 de fevereiro de 2019

Padre Vanderlei, de 52 anos, desfilará no Salgueiro, que tem como enredo o orixá Xangô.

Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, sendo considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Comparado com outras divindades, Xangô seria o equivalente à Zeus, para os gregos, Tupã, para os Tupi-Guarani, Júpiter, na mitologia romana, ou Odin, para os escandinavos.

Este orixá é considerado o mestre da sabedoria, gerando o poder da política e justiça. Os crentes em sua existência recorrem à ela para resolver problemas relacionados com documentos, estudos, trabalhos intelectuais e etc.

“Dentro de uma escola de samba, nós temos pessoas de diversas expressões culturais. E a história da África deve ser resgatada no Brasil. A minha função é importante para permitir este diálogo”, conta ele.

Padre Vanderlei é de Viçosa e já foi ritmista, mestre-sala e passista no carnaval da cidade. “Hoje estou vinculado a uma Paróquia em Juiz de Fora, mas uma vez por mês tento frequentar os ensaios. Desfilo sempre ao lado das baianas”.

Após começar a vida religiosa em Minas, Vanderlei foi transferido para o Rio, mais precisamente para a Igreja de Santo Afonso, na Tijuca, em 2006. Como a paróquia tem uma relação muito próximo com o Salgueiro, começou a frequentar eventos na quadra e se aproximou da bateria e da ala das baianas.

"Hoje, meu trabalho com elas é muito ligado à direção espiritual. Trabalho com as baianas as questões da vida, os lutos, as alegrias...".

O padre conta que a família mineira sempre viveu dentro do mundo do samba:

"Montávamos bloco de carnaval. Era um barato. Quando terminava o carnaval de Viçosa, corríamos para ver os desfiles das escolas de samba do Rio. Um dia, eu vi o Mussum desfilando com as baianas da Mangueira e disse: 'o dia em que eu mexer com carnaval, quero fazer isso".

Fonte: Extra.

publicidade

publicidade

publicidade