COMANDANTE DA 10ª CIA IN DE VIÇOSA MARCELO GUERREIRO FALA SOBRE AS EXPECTATIVAS E OBRAS ESTRUTURAIS DA PM EM 2019
27 de fevereiro de 2019

Em entrevista com Tenente Coronel Marcelo Guerreiro, Comandante da Polícia Militar de Viçosa, que abrange também as cidades de Ervália, Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Teixeiras, Pedra do Anta, Canaã, São Miguel do Anta e Araponga, ele nos contou que no ano de 2018, a PM de Viçosa tentou priorizar o trabalho de maneira eficiente, conseguindo mapear alguns autores recorrentes na prática no crime de roubos e homicídios na cidade.

O Tenente conta que outra parceria fundamental foi o trabalho em conjunto com a Polícia Civil e com o Ministério Público e o Judiciário. Sendo possível em 2018, realizar a apreensão de 168 armas de fogo, 1688 prisões de autores e apreensões de menores infratores, realizar o cumprimento de 106 mandados de prisão de foragidos da justiça, prender 112 autores de crime em sequência, sendo colocados a disposição da justiça, 760 ocorrências de apreensão de drogas na região e um intenso foco na prevenção ao roubo e furto de veículos, recuperando 196 veículos furtados/roubados em Viçosa e região.

Em 2019, a principal abordagem será o mapeamento dos crimes violentos, como roubos, estupros e homicídios. "Só nesse início de ano, já tivemos uma redução de 60% nos delitos em relação aos últimos anos", conta.

Outro ponto levantado foi a importância de realizar cada vez mais mandados de busca e apreensão com mapeamentos direcionados as denúncias e demandas da comunidade. "Tudo se relacionando, diminuindo o tráfico de drogas, também reduzimos o número de roubos e homicídios", destaca.

O Comandante ainda destaca a importância do trabalho preventivo e das denúncias anônimas, através do DDU, o Disk Denúncia Unificado, uma ferramenta em que a comunidade pode utilizar para realizar uma denúncia totalmente anônima. "No ano passado, tivemos em Viçosa, em uma única ocorrência, 20 armas de fogo apreendidas. Destaquei então de imediato que o mérito ali não pertencia a Polícia Militar, mas sim de alguém da comunidade que acreditou no nosso trabalho e confiou no DDU e realizou a denúncia", conta.

O Celular Seguro, outro projeto da Polícia Militar, auxiliou extremamente a população na recuperação de celulares, um dos principais objetos alvos de roubo/furto na cidade. Com o site, foi possível bloquear, rastrear e facilitar a busca desse celular através do IMEI. O Comandante ainda destaca o sucesso de atuação do site em parceria com a UFV e o apoio em seu funcionamento e divulgação.

Na visita, foi possível observar as reformas estruturais que estão sendo realizadas dentro das dependências do quartel da 10ª CIA IND de Viçosa. A expectativa é que a obra seja uma forma de receber melhor a comunidade, possibilitando tanto um acondicionamento melhor dos materiais da polícia, quanto atendeno melhor a comunidade.

publicidade

publicidade

publicidade