fbpx
DiversidadeMinas Gerais

ACONTECE 12° ENCONTRO DE MULHERES RURAIS DE SÃO MIGUEL DO ANTA

Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta, Emater Local e Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do município realizaram em parceria, a 12° Encontro de Mulheres Rurais, ocorrido no dia 28 de fevereiro de 2019, no Ginásio Poliesportivo Otacílio Fonseca.

Na abertura pela manhã, o prefeito Wagner Damião destacou a importância do produtor rural e seus direitos. “Estamos empenhados contra a reforma da previdência, que só prejudica o trabalhador. Falando das mulheres a parte, estão de parabéns pelo espaço que estão conquistando a cada dia. Esse encontro deveria ter a presença dos homens também, pois como diz o ditado: atrás de grandes homens há grandes mulheres”, disse o gestor.

Galvão Hemerick (SEBRAE-MG), um dos palestrantes, salientou que o encontro promove a interação dessas mulheres, fazendo com que elas saiam da rotina. “Cada vez mais, as decisões importantes no meio rural são tomadas pelas mulheres, é nítida nossa dependência, eu por exemplo, sempre pedi conselhos a minha mãe e não me arrependo disso”, concluiu. Já Viviane Lírio (UFV), trouxe a importância da autoestima e empreendedorismo em suas palavras, “Vocês precisam levantar todos os dias, se olharem no espelho e aprender a amar aquela pessoa que está ali, pois é ela que jamais vai te abandonar. E empreender de verdade sem gostar de si, é impossível”, afirmou Viviane.

A programação da tarde, contou com a participação do orientador social do CRAS, Josimar Ancelmo, que dançou, alegrou e contagiou a mulherada, ressalta-se que ele já faz esse tipo de trabalho com o projeto “Viva a Vida – Melhor idade” no município. Por fim, houve o tradicional concurso da rainha e princesa do encontro, onde as participantes disseram o porque de merecerem as cobiçadas faixas. Maria Mercedes (Rainha) e Andressa Silva (Princesa) relataram da felicidade em representar as residentes rurais, sendo que essas guerreiras trabalham na roça, cuidam da casa e realizam outras diversas atividades todos os dias em seus lares.

O Encontro de Mulheres Rurais se tornou tradição em São Miguel do Anta. Chegando à sua 12ª edição, o momento reuniu centenas de agricultoras e produtoras familiares das zonas rurais do município, autoridades locais e palestrantes, além de celebrar também, o dia Internacional da Mulher.

°

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo