CidadeCultura

TRÊS GRUPOS DE DANÇA VÃO REPRESENTAR VIÇOSA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE HIP HOP

Mais uma vez a cidade de Viçosa será representada no Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), que acontece entre os dias 19 a 21 de julho em Curitiba, Paraná. O evento proporciona o encontro nacional e internacional de dançarinos, professores e coreógrafos de danças urbanas e hip hop, por meio de competições, mostras, oficinas e palestras.

Essa é a 18ª edição do evento e, desde 2012, Viçosa está presente no FIH2, sempre conquistando boas colocações entre os cerca de 40 grupos do todo o Brasil e outros países da América Latina que participam do evento anualmente.

Neste ano dois grupos do Centro Experimental de Artes – projeto da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa – foram classificados para a final. O grupo V8 Crew, formado por alunos da turma intermediária da oficina de danças urbanas, estará pela primeira vez no Festival e competirá com a coreografia “A vida é uma festa”, do professor Filipe Fil. O grupo competirá na categoria sênior do FIH2.

Já o Na Manha Crew, também formado por alunos do Centro Experimental de Artes, vai participar pela quarta vez do FIH2. A coreografia “Mecanismo”, também do professor Filipe Fil e integrantes, competirá na categoria avançado do Festival Internacional. Na edição de 2018 o grupo venceu a seletiva de Viçosa e disputou a final em Curitiba. Nesse ano o Na Manha Crew foi campeão na Mostra de Grupos realizada durante o evento Conexão Hip Hop em Viçosa.

O terceiro grupo selecionado é o VOAR, do Instituto ASAS, parceiro da Prefeitura através de repasse de recursos pela Lei 13.019/14. O VOAR foi campeão da categoria sênior do FIH2 em 2018 com a coreografia “Nação sem território”, e este ano foi selecionado para competir na mesma categoria com a coreografia “Brumadinho – Onda de Rejeitos”, do coreógrafo Cleison Lana.

A cidade vem marcando presença no pódio da final nas últimas edições do FIH2. Em 2015, o grupo Impacto ganhou a final internacional e consagrou-se com a maior nota já registrada em todo o evento. Em 2016, conquistou o 4º lugar, na categoria júnior, com o projeto VOAR. Em 2017, dois grupos viçosenses foram para a final e ficaram entre os 10 melhores da edição, concorrendo com cerca de 40 grupos do Brasil e outros países da América Latina. Em 2018 o VOAR trouxe o troféu de campeão na categoria sênior.

Para Thomas Medeiros, chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura e coordenador do Centro Experimental de Artes, Viçosa vem se firmando a cada ano como um pólo de incentivo às danças urbanas, com grande número de grupos e espaços de aprendizado, como as oficinas oferecidas pelo Centro Experimental de Artes. “Viçosa já possui notoriedade dentro do nicho das danças urbanas, tanto pela quantidade de grupos que nasceram aqui, quanto pelos resultados que esses grupos conseguem em eventos como o FIH2”, afirma Thomas.

O transporte dos competidores para Curitiba é financiado pela Prefeitura de Viçosa. V8 Crew e VOAR se apresentam dia 19 e Na Manha Crew no dia 20 de julho. O evento será transmitido ao vivo pelas rede sociais do FIH2.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido! © Copyright Primeiro a Saber.
Fechar
Fechar