O movimento nacional Maio Amarelo prevê conscientizar motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito. Em Viçosa, a Diretoria de Trânsito (DIRETRAN) iniciou sua programação dentro do mês de maio, no dia 3, com uma visita à Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice, na comunidade rural da Colônia. O Departamento de Educação no Trânsito levou materiais e conversou com os alunos do ensino fundamental sobre questões como a importância da atenção no trânsito e o respeito as sinalizações.
Segundo a chefe do departamento, Juliana Ladeira, o apoio da Secretaria de Educação foi essencial para a realização eficaz dos trabalhos. "Desde o início do mês de abril nos reunimos para planejar as ações nas escolas. As professoras das escolas municipais visitadas pela DIRETRAN abraçaram a causa e desenvolveram diversos trabalhos com os alunos, como murais e brincadeiras educativas para segurança no trânsito", diz.
As visitas foram feitas em todas as escolas municipais no decorrer do mês, finalizando no dia 23 na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), no Centro.
Além da conscientização nas escolas, os alunos do Programa de Educação no Trânsito (PETRA) - projeto também desenvolvido pela DIRETRAN que visa formar agentes mirins de trânsito -, realizaram duas blitz educativas. Com intuito de disseminar o respeito aos ciclistas, a equipe da DIRETRAN e os alunos PETRA foram no dia 14 para a Gomes Barbosa e no dia 15 na reta da Universidade Federal de Viçosa.
Entre os trabalhos realizados durante o mês, o Parlamento do Idoso da Câmara Municipal de Viçosa, os funcionários da Viação União, a turma de Educação de Jovens de Adultos (EJA) do CASB e os estudantes da Univiçosa receberam palestras realizadas ela equipe da DIRETRAN.
Além da programação própria, a Diretoria também apoiou ações de conscientização desenvolvidas pelos Núcleos de Atenção a Saúde da Família (NASF) e alguns setores privados.
Juliana Ladeira avalia positivamente as atividades do realizadas ao longo do mês. "Posso considerar que foi o ano mais produtivo do movimento. Diversas crianças, jovens, adultos e idosos puderam conhecer o movimento e tiveram a oportunidade de analisar e modificar comportamentos inseguros no trânsito, através de palestras, vivências, blitzes educativas e muita reflexão", salienta.
Segundo a DIRETRAN, as ações, que são intensificadas do Maio Amarelo, continuarão a acontecer no decorrer do ano, sempre visando percorrer mais caminhos em prol da segurança, paz e vida no trânsito.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.