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PROJETO ENSINA HISTÓRIA DE VIÇOSA PARA ALUNOS DO 5º ANO
3 de junho de 2019

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Desde de 2016 os setores de educação, cultura e patrimônio histórico da Prefeitura vem discutindo a melhor forma de construir uma disciplina sobre a História do Município de Viçosa nas escolas municipais, como prevê a lei n° 825 de 1991. O objetivo da matéria é abordar temas como a vegetação, a cultura e os primeiros habitantes do município.

Neste primeiro semestre letivo, os alunos do 5º ano do Centro Educacional Doutor Januário de Andrade Fontes, participam de um projeto que tem como objetivo criar as diretrizes para o desenvolvimento da disciplina que integrará a matriz curricular das turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2020.

A professora Gislaine de Freitas aplica o projeto nas suas aulas utilizando referências m para exemplificar os conceitos ensinados nos conteúdos de História e Geografia. "Eu começo ensinando o conceito mais geral e utilizo a realidade de Viçosa para que os alunos consigam enxergar que aquilo que é ensinado não se restringe ao que é longe, em outros países ou cidades grandes. Coisas como patrimônio cultural ou povoamento também são observadas dentro da história de Viçosa".

Para ela o projeto, que será desenvolvido em suas aulas até o final do semestre letivo em julho, tem potencial para se tornar uma ótima disciplina. "Os alunos se interessam mais pelos assuntos quando eles percebem que a realidade deles também faz parte do que é ensinado. Eles se sentem importantes. Se identificam dentro daquela história e aprendem que o que está acontecendo hoje em Viçosa também vai se tornar história amanhã", diz.

A aluna A. C., de 10 anos, acha que o projeto ajuda muito na hora de entender o que é ensinado. "Exemplo, fica mais fácil dizer o que é patrimônio material e o que é patrimônio cultural quando a gente vê que aqui em Viçosa a gente tem isso", fala.

A colega L. A., também de 10 anos, considera necessário conhecer o história do lugar onde se vive. "É importante a gente conhecer como as coisas aconteceram antes de nós e que também o que a gente aprende foi vivido por pessoas daqui".

Como parte do desenvolvimento do projeto, a estagiária da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Raquel Aparecida Macedo, realizou atividades práticas com os alunos no dia 5 de abril. Nesse dia, as discussões começaram em sala de aula, com as crianças contando o que entendiam como bens culturais e tentando identificá-los em Viçosa. "Percebi que muitos sabiam onde certos patrimônios ficavam, mas não conheciam a importância histórica deles", conta.

Também foi realizada uma atividade prática intitulada "Túnel do Tempo", onde foram colocadas placas de identificação em fotos dos patrimônios e momentos históricos acontecidos em Viçosa. Os 36 alunos dos dois turnos puderam tirar dúvidas com a professora e a estagiária e aprender de "forma mais lúdica, saindo um pouco da sala de aula", diz a estagiária.

Após a finalização do projeto em julho, a Secretaria de Educação passará o segundo semestre construindo as diretrizes para a disciplina. Um material didático será elaborado com base na apostila "Viçosa: seu espaço, seu povo e sua história" de Ana da Abadia P. Veloso, publicada em 2004. Segundo a chefe do departamento de Educação Infantil, Ana Carolina Santos Silva, "a apostila possui um material muito rico que dará uma base muito boa de conteúdo a ser inserido na matriz curricular da disciplina no ano que vem".

Fonte: Prefeitura de Viçosa.