LUCIANO PIOVESAN ASSUME GESTÃO DE ÁGUA, ESGOTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DE VIÇOSA
5 de junho de 2019

O prefeito Ângelo Chequer nomeou nesta terça-feira (4) o ex-superintendente de Gestão Pública e Governança da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan, para o cargo de presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE). Piovesan deixa o comando da principal pasta da Prefeitura após quase cinco anos no cargo.

Romeu Souza da Paixão, que atuava no cargo de presidente da autarquia, assume o cargo de diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental, no SAAE.

Luciano, agora presidente da autarquia, deixou claro aos diretores e chefes que manterá o perfil de gestão integrada com foco na gestão de pessoas, gestão recursos e busca por investimentos privados.

Também foi tema da primeira reunião a reestruturação dos processos gerenciais do SAAE obedecendo o modelo de metas e apresentação de resultados, que levou a atual gestão municipal aos patamares já alcançados.

Piovesan ressaltu que sua gestão visa valorizar a autarquia e não privatizá-la. “Nosso trabalho será valorizar aquilo que o SAAE tem de melhor, essa conversa de privatização do SAAE é tema de antecipação de debate eleitoral e de pessoas que não conhecem a realidade da gestão", enfatizou.

Comentou também sobre a situação financeira do SAAE e a necssidade de investimentos: “Hoje precisamos de mais de R$ 150 milhões em investimentos em saneamento básico para preparar o município para os próximos 30 anos, e isso só é possível com parcerias estratégicas, servidores motivados e valorizados e os serviços hoje existentes em pleno funcionamento”.

Luciano Piovesan enfatizou que o desafio de gestão junto ao SAAE é um pouco diferente do executivo. “No SAAE é diferente. Aqui é literalmente trocar o motor do carro andando” e justificou “os serviços da Autarquia são essenciais e não podem ser paralisados enquanto buscamos investimentos, organização de processos e melhoria da gestão.”

Os chefes e diretores apresentaram os diversos desafios ao novo presidente, dentre os quais, a falta de pessoal diante das diversas aposentadorias e extinções de cargo. Em sua apresentação, Luciano definiu três pilares de sua atuação junto ao SAAE: a) gestão de pessoas; b) gestão de recursos; e c) plano de investimentos.

Quanto à gestão de pessoas, Luciano Piovesan afirmou que vai promover a valorização do pessoal do SAAE, realizar capacitações, trabalhar motivação, mas sempre cobrando resultados e responsabilidades. Enfatizou que antes de promover qualquer ação de novos concursos ou terceirização de pessoal, estudará todo o quadro de pessoal da Autarquia, cargas horárias, funções e discutirá uma reorganização, inclusive com readaptação funcional. Outro ponto será o levantamento imediato das razões de atestados médicos, afastamentos com e sem remuneração e rever a política de cessão de pessoal a outros órgãos.

Sobre gestão de recursos, Luciano enfatizou que a partir de um levantamento minucioso das informações financeiras da Autarquia, identificando gargalos e estabelecendo metas que visam buscar capacidade de investimentos da Autarquia através de ações de redução, eficiência e qualidade no gasto público. Citou como exemplos: ações como levantamento de custos de terceirização de frota e de mão-de-obra; plano de eficiência energética; implantação de processos de controle e uso de insumos; plano de redução de perdas e aumento da eficiência dos processos.

Em relação ao plano de investimentos, Luciano disse que a meta é ousada, mas urgente: “a Autarquia necessita de mais de R$ 150 milhões de reais em investimentos em saneamento básico para isso é preciso ter estratégias na busca de parcerias visando investidores nos modernos modelos de Parceria Púbico Privada (PPP), sem nenhum liame de privatização, mas de usar a legislação federal e municipal das PPP’s, objetivando os investimentos necessários ao pleno atendimento das demandas de saneamento básico pelos próximos trinta anos”, enfatizou.

Luciano Piovesan, já como novo Presidente da Autarquia, finalizou sua apresentação ouvindo cada setor, afirmando que sua gestão será participativa, porém embasada em números e resultados, e espera de todos empenho e dedicação para alcançar as metas, exemplificando que o modelo de gestão do executivo municipal será aplicado à Autarquia.

Assessoria de Imprensa do SAAE
(31) 3899-5611

 

publicidade

publicidade

publicidade