CidadaniaCidadeDiversidadeMinas Gerais

ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO DEVE SER FEITO ATÉ DOMINGO (30)

Prossegue até 30 de junho o prazo para realização do alistamento militar obrigatório. A inscrição deve ser feita por todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos no ano corrente.

O procedimento pode ser feito de qualquer região do país pela internet. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário de alistamento e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para validação dos dados pessoais. O acompanhamento do pedido é feito pelo próprio site usando o número do CPF e a senha criada por ele.

Quem não tem CPF deve levar os seguintes documentos à junta de serviço militar mais próxima da residência: certidão de nascimento ou documento oficial com fotografia e comprovante de residência.

Cerca de um mês após o alistamento, aqueles que moram em grandes centros urbanos serão informados por meio de e-mail ou mensagem de texto no celular, ou em consulta própria o local em que deverão comparecer para fazer a seleção geral.

Isso se deve ao fato de haver comissões de seleção permanente nos grandes centros, especialmente nas capitais. Essas comissões foram criadas para diluir o processo de seleção ao longo do ano e acabar com grandes filas que ocorriam no segundo semestre.

Da mesma forma, jovens que residem em municípios menores também receberão avisos eletrônicos ou podem consultar o site, porém a convocação para a seleção ocorrerá apenas no segundo semestre.

“O serviço militar obrigatório é um dever constitucional previsto em lei em que todo o cidadão que completa 18 anos tem que ser alistar”, explica o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel André Buarque.

“A prestação do serviço militar terá duração de 12 meses. Nos três primeiros meses, os selecionados passam por uma formação básica e no período restante, os jovens serão qualificados para o desempenho de cargos específicos de cada Força, ou seja, para exercer atividades próprias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, esclarece o coronel Buarque.

Desde 2003, o alistamento nas Forças Armadas foi unificado. Isso significa que a mesma inscrição para o serviço militar servirá para o ingresso temporário nas três Forças, ou seja, Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Neste ano, a expectativa do Ministério da Defesa é que cerca 1,7 milhões de jovens realizem o alistamento. Pelo menos 100 mil deles devem ser incorporados a uma das três Forças.

Mais informações sobre o alistamento militar obrigatório, acesse: https://www.defesa.gov.br/servico-militar

Fonte: Ministério da Defesa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar