CidadeDiversidadeMeio AmbienteSaúde & Bem Estar

NOVA SILVIANO BRANDÃO: VEJA O QUE MUDOU APÓS A REFORMA

Viçosa conheceu no último sábado (29/07) a nova praça Silviano Brandão, que passou por reforma e ganhou nova configuração e elementos. A inauguração contou com uma diversa agenda cultural, com apresentações da Lira Santa Rita; do Coral Nossa Voz; do Grupo Impacto de Danças Urbanas; da Banda de Música da Polícia Militar; do Coral da UFV; do Centro Experimental de Artes,que levou alunos das oficinas de canto coral e violão popular; e do grupo de capoeira Cordão de Ouro. A programação foi encerrada com uma apresentação de quadrilha do Programa Municipal da Terceira Idade.

Participaram do evento diversas autoridades do executivo, legislativo e judiciário, personalidades da sociedade civil organizada, líderes religiosos, lideranças comunitárias e representantes de entidades parceiras. O deputado federal Rodrigo de Castro e o deputado estadual Roberto Andrade também participaram da cerimônia. Roberto foi homenageado com a entrega de uma placa em agradecimento pelos recursos destinados à reforma da praça através de emenda parlamentar.

O prefeito Ângelo Chequer fez uma fala de agradecimento a todas as pessoas envolvidas na reforma da praça, desde o projeto até a execução. Ele ainda homenageou um funcionário da obra, Moisés das Dores Rodrigues, escolhido pelos seus colegas para receber a honraria da Prefeitura de Viçosa.

SOBRE A REFORMA

A reforma da Silviano Brandão era uma meta da gestão do prefeito Ângelo Chequer, que considerou essa necessidade após ouvir muitos viçosenses desde a campanha eleitoral. O desejo da população também chegou ao gabinete do deputado estadual Roberto Andrade, que conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, uma emenda parlamentar de R$ 382.000,00, valor que foi somado aos R$ 208.863,35 de recursos próprios da Prefeitura para a execução da obra, sob a responsabilidade da empresa JMoura Construtora e Serviços Eireli.

Com 5.000 m², a Silviano Brandão é a maior praça da cidade, uma das mais antigas e, também, a principal. O largo da matriz denominado Praça Silviano Brandão, em 1912, já passou por diversas reformas e configurações que buscavam atender às necessidades de cada época. É onde está localizada a igreja matriz de Santa Rita de Cássia, padroeira de Viçosa, e também o museu da Casa Arthur Bernardes, onde morou o ex-presidente da república. Todos esses aspectos e a presença de importantes elementos no entorno da praça foram considerados no projeto da reforma, elaborado pelo Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM), com a colaboração do arquiteto Evaldo Rios.

A diretora geral do IPLAM e arquiteta, Gerusa Ribeiro Borges Coelho, explicou que o projeto buscou sintetizar o desejo da população, que era tornar a praça útil, atrativa e segura. “A decisão de criar na praça um espaço dedicado às crianças, aos idosos, e o próprio incentivo à permanência das pessoas lá foi tomada após a realização de várias reuniões e audiências públicas. O principal objetivo do projeto é fazer com que as pessoas voltem a usar a praça, que ocupem seus espaços e que resgatem o sentimento de que a praça pertence a elas”, enfatizou Gerusa.

NOVIDADES

O grande destaque da nova Silviano Brandão é o playground para as crianças de até 12 anos, todo de madeira e com piso monolítico drenante anti-impacto, onde as crianças vão poder brincar à vontade.

A tradicional banca da praça ganhou nova localização e estrutura, mais moderna e funcional.

A fonte seca luminosa e interativa, de acionamento programável, é outra novidade que passa a compor a paisagem, próximo à estátua do presidente Arthur Bernardes, que continua no mesmo lugar.

A praça também ganhou novos bancos e diversas mesinhas com revestimento que possibilitam jogos de tabuleiros (xadrez e dama).

Também houve melhorias para a mobilidade e a segurança dos usuários da praça. A iluminação foi substituída por lâmpadas de LED, inclusive nas ruas do entorno, e novos postes foram instalados na praça.

Os antigos jardins elevados foram substituídos por canteiros floridos mais baixos, eliminando qualquer obstáculo visual. O piso de pedras portuguesas foi retirado, lavado e encaixado novamente com novas formas e com o solo já nivelado e compactado.

Um piso diferente foi utilizado no entorno da praça, demarcando uma pista de caminhada. E a rua de mão única em frente a igreja matriz teve o piso nivelado com o da praça, sem a presença de degraus, ainda com o trânsito permitido para os carros, mas compartilhado com pedestres e ciclistas.

A reforma da Silviano Brandão faz parte do programa Uma Praça Mais Viçosa, que já construiu uma praça no bairro Rua Nova, outra em Novo Silvestre, revitalizou a praça Alice Loureiro e agora está reformando a praça Cristóvão Lopes de Carvalho. As praças do bairro Fátima e do distrito de São José do Triunfo são as próximas a receberem o projeto de requalificação.

 

 

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar