CidadeEducaçãoUFV

TESES DA UFV SÃO ELEITAS AS MELHORES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO PAÍS

Dois trabalhos defendidos no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV foram premiados como melhor tese e melhor dissertação do país em administração pública. O reconhecimento se deu durante o VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, realizado em Salvador (BA), no mês de junho.

Os autores Daiane Medeiros Roque e Fillipe Maciel Euclydes, que também foram estudantes do curso de graduação em Administração da UFV, receberam o prêmio da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Daiane pela tese Dimensões estatais, gerenciais e individuais da política nacional para a prevenção e controle do câncer (de mama): uma avaliação de desempenho, orientada pelo professor Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima. Já Fillipe conquistou o prêmio pela dissertação Análise da implementação do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades sob a perspectiva da Policy Network, orientada pela professora Suely de Fátima Ramos Silveira.

Tanto Fillipe quanto Daiane consideram a premiação como um reconhecimento dos esforços empreendidos durante suas pesquisas e destacam a UFV como um diferencial importante nesse processo. Fillipe, por exemplo, ressalta a “cultura acadêmica fortíssima” da UFV, que os alunos acabam se apropriando. “A oportunidade de dedicação integral ao curso de pós-graduação, proporcionada pelas bolsas de fomento, aliada à dedicação exclusiva dos professores, possibilita que a pesquisa se torne o centro dos esforços de estudantes e docentes, e isso faz muita diferença”.

O agora doutorando em Administração Pública e Governo, na FGV-EAESP, comenta que diversas vezes escuta os professores de São Paulo elogiarem os egressos da UFV por conta da maturidade acadêmica, que, em sua opinião, é justamente fruto desse contexto. E completa: “nós temos oportunidades de pesquisa desde a graduação. Eu mesmo fui bolsista de iniciação científica, o que é parte importante da minha trajetória. Seguramente, posso afirmar que a robustez desses trabalhos se deve à tradicional cultura acadêmica da UFV, conjugada e proporcionada também pelas políticas públicas federais e estaduais de fomento à pesquisa”.

Daiane, que fez graduação, mestrado e doutorado na UFV, diz que só tem a agradecer à Universidade pela qualidade do ensino, da infraestrutura e dos profissionais que contribuíram para a sua formação acadêmica. Ela destaca o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) como “um dos mais qualificados e atuantes em Administração Pública no Brasil, com alunos e professores sempre presentes, em grande número, nos principais eventos da área, divulgando trabalhos”. Em sua opinião, o PPGAdm é um diferencial para a formação, o currículo e a inserção no mercado de trabalho. A tese de Daiane foi a primeira defendida no doutorado do programa.

Distinção

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, Magnus Luiz Emmendoerfer, que também é professor da UFV e coordenador do PPGAdm, os prêmios recebidos por Fillipe Maciel e Daiane Roque demonstram uma trajetória positiva e de dedicação. O reconhecimento nacional da comunidade acadêmica da área de Administração/Gestão Pública, por meio do Prêmio SBAP de Teses & Dissertações, segundo ele, é uma distinção importante, “pois ajuda na visibilidade de egressos que se dedicaram a realizar pesquisas de qualidade e de relevante interesse público durante sua formação na área em nível de pós-graduação”.

Conforme o professor, a graduação em Administração da UFV contribuiu com a escolha da área de Administração Pública por haver estímulos durante o curso, por meio de iniciação científica e disciplinas na área de gestão e políticas públicas. Ao mesmo tempo, reflete a proposta do PPGAdm em formar profissionais com competências avançadas para lidar com as demandas cada vez mais complexas em relação à administração pública e à gestão social.

Na avaliação de Emmendoerfer, “o Prêmio SBAP traz efeitos positivos para todos os envolvidos, além de ampliar a visibilidade da UFV como uma universidade que pode oferecer possíveis soluções para governos, organizações e políticas públicas. Esta distinção permite pessoas de outras regiões do Brasil considerarem a UFV como um local de referência em ensino, pesquisa e extensão, que, cada vez mais, busca a excelência em Administração Pública”.

Nas fotos, registros dos premiados.

Adriana Passos

Divulgação Institucional

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar