sexta-feira, 24 de julho de 2026
Urgente
Van fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetizaçãoVan fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetização

TESES DA UFV SÃO ELEITAS AS MELHORES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO PAÍS

TESES DA UFV SÃO ELEITAS AS MELHORES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO PAÍS

Dois trabalhos defendidos no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV foram premiados como melhor tese e melhor dissertação do país em administração pública. O reconhecimento se deu durante o VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, realizado em Salvador (BA), no mês de junho.

Os autores Daiane Medeiros Roque e Fillipe Maciel Euclydes, que também foram estudantes do curso de graduação em Administração da UFV, receberam o prêmio da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Daiane pela tese Dimensões estatais, gerenciais e individuais da política nacional para a prevenção e controle do câncer (de mama): uma avaliação de desempenho, orientada pelo professor Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima. Já Fillipe conquistou o prêmio pela dissertação Análise da implementação do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades sob a perspectiva da Policy Network, orientada pela professora Suely de Fátima Ramos Silveira.

Tanto Fillipe quanto Daiane consideram a premiação como um reconhecimento dos esforços empreendidos durante suas pesquisas e destacam a UFV como um diferencial importante nesse processo. Fillipe, por exemplo, ressalta a “cultura acadêmica fortíssima” da UFV, que os alunos acabam se apropriando. “A oportunidade de dedicação integral ao curso de pós-graduação, proporcionada pelas bolsas de fomento, aliada à dedicação exclusiva dos professores, possibilita que a pesquisa se torne o centro dos esforços de estudantes e docentes, e isso faz muita diferença”.

O agora doutorando em Administração Pública e Governo, na FGV-EAESP, comenta que diversas vezes escuta os professores de São Paulo elogiarem os egressos da UFV por conta da maturidade acadêmica, que, em sua opinião, é justamente fruto desse contexto. E completa: “nós temos oportunidades de pesquisa desde a graduação. Eu mesmo fui bolsista de iniciação científica, o que é parte importante da minha trajetória. Seguramente, posso afirmar que a robustez desses trabalhos se deve à tradicional cultura acadêmica da UFV, conjugada e proporcionada também pelas políticas públicas federais e estaduais de fomento à pesquisa”.

Daiane, que fez graduação, mestrado e doutorado na UFV, diz que só tem a agradecer à Universidade pela qualidade do ensino, da infraestrutura e dos profissionais que contribuíram para a sua formação acadêmica. Ela destaca o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) como “um dos mais qualificados e atuantes em Administração Pública no Brasil, com alunos e professores sempre presentes, em grande número, nos principais eventos da área, divulgando trabalhos”. Em sua opinião, o PPGAdm é um diferencial para a formação, o currículo e a inserção no mercado de trabalho. A tese de Daiane foi a primeira defendida no doutorado do programa.

Distinção

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, Magnus Luiz Emmendoerfer, que também é professor da UFV e coordenador do PPGAdm, os prêmios recebidos por Fillipe Maciel e Daiane Roque demonstram uma trajetória positiva e de dedicação. O reconhecimento nacional da comunidade acadêmica da área de Administração/Gestão Pública, por meio do Prêmio SBAP de Teses & Dissertações, segundo ele, é uma distinção importante, “pois ajuda na visibilidade de egressos que se dedicaram a realizar pesquisas de qualidade e de relevante interesse público durante sua formação na área em nível de pós-graduação”.

Conforme o professor, a graduação em Administração da UFV contribuiu com a escolha da área de Administração Pública por haver estímulos durante o curso, por meio de iniciação científica e disciplinas na área de gestão e políticas públicas. Ao mesmo tempo, reflete a proposta do PPGAdm em formar profissionais com competências avançadas para lidar com as demandas cada vez mais complexas em relação à administração pública e à gestão social.

Na avaliação de Emmendoerfer, “o Prêmio SBAP traz efeitos positivos para todos os envolvidos, além de ampliar a visibilidade da UFV como uma universidade que pode oferecer possíveis soluções para governos, organizações e políticas públicas. Esta distinção permite pessoas de outras regiões do Brasil considerarem a UFV como um local de referência em ensino, pesquisa e extensão, que, cada vez mais, busca a excelência em Administração Pública”.

Nas fotos, registros dos premiados.

Adriana Passos

Divulgação Institucional