sábado, 27 de junho de 2026
Urgente

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE QUASE 300 EXAMES DE MAMOGRAFIA GRATUITOS

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE QUASE 300 EXAMES DE MAMOGRAFIA GRATUITOS

Algumas pessoas esperam as campanhas nacionais, como o Outubro Rosa, para a realização de exames periódicos. A senhora, Maria Ângela Gomide, fez diferente e já está com tudo pronto, através do através do Centro Estadual de Atenção Especializada: “Faço os meus exames preventivos todo ano, mesmo fora da campanha Outubro Rosa, e assim pude descobrir um câncer de mama em sua fase inicial, o que facilitou meu tratamento”.

“Como faço o preventivo e mamografia regularmente, ao receber o diagnóstico no Posto de Saúde do Bairro João Brás, fui encaminhada para o Centro Viva a Vida.  Lá fui recebida pela mastologista, dra. Karina, e fui encaminhada para fazer a cirurgia e, posteriormente, para o tratamento em Muriaé. Fui muito bem atendida pelo CEAE e falo com todas as mulheres para fazer os exames preventivos”, conta Maria Ângela.

O CEAE realiza, desde junho deste ano, exames da mama gratuitamente, com capacidade para atender 277 pessoas por mês. Porém, até o momento, foram efetuadas apenas 52 mamografias. Os exames da mama são realizados às quintas-feiras.

Esse benefício é estendido a toda população! Para ser atendido pelo Programa, é necessário fazer uma consulta prévia em uma Unidade Básica de Saúde ou Policlínica, e os pacientes são encaminhados para o Centro, onde recebem assistência completa para o seu tratamento. “Aquelas mulheres que já têm encaminhamento de seu médico pessoal, também podem receber o benefício”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Schitini.

O CEAE

No CEAE, existe uma equipe multidisciplinar para auxiliar os pacientes diagnosticados com câncer, composta por assistente social, nutricionista, enfermeiros, psicólogos e farmacêutico clínico, desempenhando, em média, 1.480 atendimentos por mês.

A Assistente Social, Melissa Maragon, avalia positivamente a presença dessa equipe, pois os profissionais atendem e dão suporte emocional e psicológico às mulheres, além do atendimento médico padrão.

Segundo Maria do Carmo Pietro, coordenadora do CEAE, é importante frisar a prevenção, pois se a mamografia é feita de ano em ano, caso haja alguma alteração nos exames é possível tratar o quanto antes. Para ela, a parceria com a Atenção Básica é fundamental para o acompanhamento de todos os pacientes.

Maria do Carmo ressalta a importância dos pacientes comparecerem nas consultas agendadas, visto que somente no mês de junho de 2019, cerca de 208 pessoas faltaram aos seus atendimentos.

Câncer de Mama

A Saúde é uma área que requer total atenção por estar diretamente ligada à nossa qualidade de vida. É necessário reforçar os cuidados para evitar situações difíceis como o câncer, que é uma doença vinda do crescimento exagerado e desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial o câncer de mama pode ser percebido, na maioria dos casos, por meio dos sinais e sintomas:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

• Alterações no bico do peito (mamilo)

• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos