SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE QUASE 300 EXAMES DE MAMOGRAFIA GRATUITOS
23 de julho de 2019

Algumas pessoas esperam as campanhas nacionais, como o Outubro Rosa, para a realização de exames periódicos. A senhora, Maria Ângela Gomide, fez diferente e já está com tudo pronto, através do através do Centro Estadual de Atenção Especializada: "Faço os meus exames preventivos todo ano, mesmo fora da campanha Outubro Rosa, e assim pude descobrir um câncer de mama em sua fase inicial, o que facilitou meu tratamento".

"Como faço o preventivo e mamografia regularmente, ao receber o diagnóstico no Posto de Saúde do Bairro João Brás, fui encaminhada para o Centro Viva a Vida.  Lá fui recebida pela mastologista, dra. Karina, e fui encaminhada para fazer a cirurgia e, posteriormente, para o tratamento em Muriaé. Fui muito bem atendida pelo CEAE e falo com todas as mulheres para fazer os exames preventivos", conta Maria Ângela.

O CEAE realiza, desde junho deste ano, exames da mama gratuitamente, com capacidade para atender 277 pessoas por mês. Porém, até o momento, foram efetuadas apenas 52 mamografias. Os exames da mama são realizados às quintas-feiras.

Esse benefício é estendido a toda população! Para ser atendido pelo Programa, é necessário fazer uma consulta prévia em uma Unidade Básica de Saúde ou Policlínica, e os pacientes são encaminhados para o Centro, onde recebem assistência completa para o seu tratamento. "Aquelas mulheres que já têm encaminhamento de seu médico pessoal, também podem receber o benefício", explica o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Schitini.

O CEAE

No CEAE, existe uma equipe multidisciplinar para auxiliar os pacientes diagnosticados com câncer, composta por assistente social, nutricionista, enfermeiros, psicólogos e farmacêutico clínico, desempenhando, em média, 1.480 atendimentos por mês.

A Assistente Social, Melissa Maragon, avalia positivamente a presença dessa equipe, pois os profissionais atendem e dão suporte emocional e psicológico às mulheres, além do atendimento médico padrão.

Segundo Maria do Carmo Pietro, coordenadora do CEAE, é importante frisar a prevenção, pois se a mamografia é feita de ano em ano, caso haja alguma alteração nos exames é possível tratar o quanto antes. Para ela, a parceria com a Atenção Básica é fundamental para o acompanhamento de todos os pacientes.

Maria do Carmo ressalta a importância dos pacientes comparecerem nas consultas agendadas, visto que somente no mês de junho de 2019, cerca de 208 pessoas faltaram aos seus atendimentos.

Câncer de Mama

A Saúde é uma área que requer total atenção por estar diretamente ligada à nossa qualidade de vida. É necessário reforçar os cuidados para evitar situações difíceis como o câncer, que é uma doença vinda do crescimento exagerado e desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial o câncer de mama pode ser percebido, na maioria dos casos, por meio dos sinais e sintomas:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

• Alterações no bico do peito (mamilo)

• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

publicidade

publicidade

publicidade