BETO MASSONI FOI A ATRAÇÃO DO CINE EXPERIMENTAL
31 de julho de 2019

O Cine Experimental recebeu na última sexta (26), Beto Massoni, que voltou à cidade onde se formou em letras na década de 1990, pela UFV. Diretor de Teatro, Produtor Cultural e Escritor, Beto Massoni apresentou o seu curta metragem “A Cor da Dor” no Espaço Cultural Hervé Cordovil. Ele também lançou seu livro "A teoria Vesânia". As duas obras tratam das experiências de vida do autor, que é portador do Transtorno Bipolar afetivo.

Ao apresentar-se para o público, Beto Massoni falou um pouco da experiência de produzir o curta cujas imagens foram gravadas em sua cidade natal, Praia Grande/SP, entre as décadas de 1970 e 1980. Segundo ele, sua mãe chegou a cogitar que ele trocasse de ramo, pois "o cinema era uma brincadeira muito  cara na época". No entanto, ele diz que o cinema está na sua essência e não conseguiu deixar essa arte de lado.

Cine experimental

Aracelia Romano de Melo, natural do Equador, mas que está no Brasil há mais de 30 anos, era uma das expectadoras presentes no espaço cultural. Ela lembrou que no período em que foi gravado o curta, o país vivia o auge da ditadura militar - "Como moravaa em Belo Horizonte, onde vivíamos com medo dos milicos, fico feliz de saber que numa cidade como Praia Grande, em São Paulo, as pessoas viviam com mais tranquilidade, como observei nas imagens" - contou ela.

Beto Massoni finalizou sua fala dizendo como a arte salvou sua vida diante do transtorno do qual é portador. Para ele, "um dos caminhos é você ter um canal que te leve a acreditar na vida e te dê um norte. Não fosse o cinema, talvez eu não tivesse suportado".

cine experimental

 

Cine Experimental

O programa promove exibições de curtas nacionais, seguidas de rodas de conversa e discussão sobre temas relacionados a cinema e outras produções audiovisuais. As exibições acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, às 19h, na Estação Cultural Hervé Cordovil. Quando acontece a apresentação de profissionais de outras cidades, o evento passa da quinta para a sexta-feira, no mesmo horário.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade