SAAE REGULAMENTA ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS AO ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL
7 de agosto de 2019

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) publicou a portaria nº 032/2019 que regulamenta o acesso ao Aterro Sanitário, descarte de resíduos sólidos domiciliares de terceiros.

O aterro sanitário municipal teve suas atividades iniciadas no ano de 2000, após o encerramento total do antigo lixão do município no mesmo ano. Conforme a Lei Municipal n° 2002/2009, desde o ano de 2010, os serviços de limpeza pública no município são de responsabilidade do SAAE.

Na área de limpeza urbana, o SAAE realiza a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, sendo que do total coletado de resíduos sólidos cerca de 95% é destinada ao Aterro Sanitário Municipal, e apenas 5% são de materiais coletados pelas equipes de coleta seletiva das Associações de Reciclagem.

Assim o gerenciamento e operação do Aterro Sanitário Municipal, em um terreno que possui 15 hectares e fica localizado na rodovia MG-482 sentido Viçosa/Porto Firme é mais uma das responsabilidades da Autarquia, que precisa de acompanhamento diário em vista da quantidade de resíduos que recebe diariamente, cerca de 50 toneladas diárias.

A nova regulamentação atribuiu ao cargo de Chefe de Destinação Final de Resíduos Sólidos, atualmente ocupado por Dimas Gouveia, a responsabilidade por acompanhar a chegada dos caminhões, efetuando a pesagem e registrando em relatório diário e ainda de coibir a presença de pessoas e animais nas instalações do aterro sanitário municipal.

A portaria editada ainda regula o acesso de pessoas ao Aterro Sanitário, devendo ser monitorado a todo tempo que estiver em funcionamento, com o portão mantido fechado, liberado apenas para os veículos previamente autorizados para as descargas, e trancado nos horários em que não houver expediente.

Também a visitação ao Aterro Sanitário passa a ser controlada, com agendamento prévio e uso de equipamentos de proteção individual, além dos visitantes serem acompanhados por um resposável do SAAE.

Segundo o Diretor Presidente do SAAE, Luciano Piovesan  "é de extrema importância a Portaria de regulamentação de acesso ao Aterro Sanitário Municipal, visando segurança nas operações, evitando descarte indevido de materiais impróprios ao Aterro, regulamentando a acesso de pessoas e veículos, possibilitando assim maior controle de todo e qualquer acesso neste espaço público", enfatizou o Presidente da Autarquia.

Fonte: SAAE.

publicidade

publicidade

publicidade