DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA RECEBE VISITA DE PROFESSOR DOS ESTADOS UNIDOS
14 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (Ppestbio), do Departamento de Estatística (DET), recebeu o professor Gota Morota, da Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos. Ele esteve no campus Viçosa, entre os dias 22 e 26 de julho, para ministrar uma palestra intitulada Statistical methods for quantitative genetic analysis of high-throughput phenotyping data.

O professor conheceu também as instalações do DET, teve a oportunidade de visitar alguns laboratórios e campos experimentais de grupos de pesquisa parceiros e participou de reuniões com estudantes e docentes do departamento. Tais reuniões permitiram o início e fortalecimento de parcerias e colaborações em trabalhos de pesquisa entre Morota e os professores da UFV, com possibilidade de intercâmbio de estudantes para a Virginia Polytechnic Institute and State University e uma possível oferta de disciplina para diversos programas da UFV, com os recursos do Programa de Internacionalização Capes-PrInt, dentro do projeto Recursos Genéticos.

Para o docente da Virginia Polytechnic Institute and State University, “conhecer o ambiente de trabalho dos parceiros internacionais é muito importante para haver otimização das colaborações”. Ele disse que gostou do campus, dos lugares que teve a oportunidade de conhecer, e que pretende retornar outras vezes. Morota tem trabalhado ainda em parceria com o professor Luiz Alexandre Peternelli (DET) na elaboração de três artigos científicos relacionados à seleção de variáveis no contexto de marcadores moleculares, ao uso de métodos estatísticos na integração entre dados genômicos e de espectroscopia no infravermelho próximo aplicados à seleção da cana de açúcar.

Atendendo ao Programa de Internacionalização da UFV, o Ppestbio planeja trazer o professor Gota Morota para uma nova visita em novembro, por duas semanas, quando ele terá a oportunidade de ministrar um curso regular e participar do Workshop em Estatística que está sendo organizado pelo departamento.

Fonte: Portal UFV.

publicidade

publicidade

publicidade