PROTOCOLO DE ATENDIMENTO PARA DOENÇAS RARAS É DISCUTIDO EM VIÇOSA
19 de agosto de 2019

Aconteceu, no último dia 15, a primeira reunião para a construção do protocolo de doenças raras de Viçosa. A proposta é que Viçosa crie uma rede de atendimento que seja referência na região em acompanhamento aos pacientes de doenças raras de forma contínua e ampla.

Participaram da reunião representantes da secretaria de saúde; hospitais; APAE; Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE); Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV); Centro Viva Vida Hiperdia e o Instituto Um Minuto Pela Vida. Foram discutidos todo o fluxo de atendimento dos pacientes, como seriam os atendimentos nutricionais e fisioterapêutico; a distribuição de medicamentos e a realização de exames.

O objetivo do protocolo é garantir o atendimento multidisciplinar aos pacientes, desde da reabilitação ao fornecimento de dietas suplementares, trazendo qualidade de vida e um tratamento mais humanizado. Para o secretario de saúde, Marcus Schitinni estabelecer a divisão e coordenação das equipes é fundamental estipular as ações de cada agente.   "Para conseguir o atendimento de forma contínua é preciso planejamento de toda rede e aquisição dos medicamentos e exames, a partir de uma lista básica definida, onde irá garantir a integridade do atendimento com equidade a esses pacientes", afirmou Marcus.

De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoa para cada 2.000 indivíduos. As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.  Geralmente, esse tipo de doença é crônica, progressiva e incapacitante, podendo ser degenerativa e também levar à morte. Além disso, muitas delas não possuem cura, de modo que o tratamento consiste em acompanhamento clínico, fisioterápico, fonoaudiológico, psicoterápico, entre outros, com o objetivo de aliviar os sintomas ou retardar seu aparecimento.

Após a discussão, os próximos passos é que seja elaborado o projeto para o Hospital São Sebastião se tornar referência macrorregional e solicitar para a habilitação a Comissão Intergestora da Saúde (CIR) e para Comissão Intergestores Regional Ampliada Sudeste (CIRA) para esse tipo de atendimento. Um projeto que cria o protocolo do atendimento da saúde para o atendimento de criança, adolescente e idoso já se encontra no Câmara Municipal de Viçosa e aguarda análise dos parlamentares.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade