O Executivo Municipal, publicou a portaria nº 482/2019, que nomeou a Comissão de Trabalhos no âmbito municipal, para acompanhar e nortear todo o processo da obra de construção do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB).
O recurso é proveniente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) está na conta da Prefeitura de Viçosa, que, por exigência da FUNASA, foi indicada pelo CISAB para ser a instituição executora da obra. O CISAB-ZM é a executora interveniente, responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra.
Os membros nomeados foram: presidente, Cleyde Maria Bitencourt (CISAB-ZM), e demais membros - Procurador Geral do Munícipio, Lucas Satlher; Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental (SAAE), Romeu da Paixão e o Secretário de Obras, Carlitos Alves.
A Comissão acompanhará o objeto do TCPAC 5005/2008, procedendo a formalização de documentação para aditamentos ao convênio, inclusão de itens que foram excluídos da planilha orçamentária, atendimento às orientações impetradas pelo engenheiro designado pela FUNASA e outras decisões.
O complexo do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, contará com laboratórios de análises de água e efluentes, sala de treinamento, área administrativa e auditório terá 1.904m². A obra está sendo construída em um terreno doado pelo Município de Viçosa, próximo ao Centro Administrativo da prefeitura. O prédio será adaptado para pessoas com deficiência e terá um sistema de reaproveitamento de água das chuvas.
Segundo o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, a nomeação da Comissão de Trabalho tem como objetivo envolver toda a gestão Municipal do Saneamento Básico, dando apoio à equipe técnica do CISAB no acompanhamento das obras e tomadas de decisão, visto a complexidade técnica e importância do empreendimento.
Fonte: Alex Andel/SAAE