SAAE INTENSIFICA AÇÕES DE CONTROLE DE PERDAS E CORTE DE ABASTECIMENTO
30 de agosto de 2019

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, vem intensificando as ações de controle e redução de perdas com várias estratégias, que vão desde controle de perdas em reservatórios, investimentos em equipamentos e estruturas e o corte do abastecimento de água em casos de inadimplência.

O reservatório do Cachimbo que abastece Nova Viçosa e Posses foi o primeiro a receber o tratamento com injeção de poliuretano (PU) com impermeabilização e fissuras. Serviço iniciado em 02/07/2019 e finalizado no dia 09/07/2019.

 Os serviços realizados nos três reservatórios (Nova Viçosa, João Brás e Bom Jesus) incluiu a mobilização e execução da injeção do Poliuretano. As aberturas existentes nas 4 (quatro) faces das paredes de concreto armado dos reservatórios foram preenchidas  com o material, selando os vazios e findando os vazamentos de água tratada, buscando acabar com vazão de perda de água tratada. Além do combate de perdas de água tratada trazer benefícios financeiros, também é um serviço ambiental à população, com a economia de recurso hídrico, que é finito.

Desde o dia 29 de julho de 2019, residências ou comércios com faturas vencidas e não pagas até o mês de abril de 2019 têm sido alvo do corte no abastecimento de água. A Autarquia reforça aos consumidores que evitem a situação pagando as faturas vencidas. Os usuários podem obter a segunda via das faturas, gratuitamente, pelo site do SAAE, ou se o consumidor precisar parcelar débitos, deverá procurar o atendimento ao consumidor, na Rua Dr. Horta nº 75.

Segundo o SAAE o corte dos serviços de água causam transtornos para o consumidor inadimplente e para a Autarquia, que além dos gastos e mobilização de pessoal, após o corte, quase que imediatamente a fatura é paga ou negociada com pedido de religação. Segundo o SAAE a taxa cobrada pela religação muitas vezes não cobre os custos do serviços de corte e religação.

A Seção de Controle de Perdas e Geoprocessamento do SAAE informou que de 29/07/2019 a 08/08/2019, foram realizados 248 cortes de água por falta de pagamento e no mesmo período foram religados 209. Ainda segundo o setor, mais de 80% dos cortes realizados poderiam ser evitados se o usuário procurasse o SAAE para uma renegociação antes da ação de corte, evitando gastos e transtornos para ambos.

O reservatório do João Brás foi o segundo a receber o tratamento com injeção de poliuretano (PU), e impermeabilização das fissuras. Serviço iniciado em 12/07/2019 e finalizado dia 22/07/2019.

O SAAE informou ainda que o corte no fornecimento de água interrompe apenas o faturamento do consumo de água, outros serviços continuam ativos, como a TBO de água e esgoto e a taxa de recolhimento de resíduos sólidos (lixo) que é faturada mesmo com o corte do fornecimento de água, portanto, cobradas normalmente, assim que emitida a próxima fatura.

"Não é interessante para a Autarquia nem para o consumidor o corte destes serviços. É preciso planejar. O SAAE lançou uma campanha com dicas de economia visando economizar o recurso hídrico, mas também auxiliar nossos usuários no orçamento familiar com economia de água." Informou Luciano Piovesan, Diretor Presidente do SAAE.

A Autarquia informou que a ação de corte do fornecimento de água em todo o município de casas ou residências com faturas vencidas e não pagas até o mês de abril deste ano continua e mais uma equipe para estes serviços foi organizada. Desta forma o SAAE pede aos usuários que evitem os cortes procurando o atendimento da Autarquia na Rua Dr. Horta, nº 75 negociando os débitos.

O reservatório do Bairro Bom Jesus foi o terceiro reservatório a receber o tratamento com injeção de poliuretano (PU), sendo impermeabilizadas todas as fissuras existentes. Serviço iniciado em 02/08/2019 e finalizado no dia 16/08/2019.

WHATSAPP DO SAAE PARA ASSUNTOS SOBRE CORTE E RELIGA DE ÁGUA

Após realizado o pagamento da fatura em atraso o SAAE tem o prazo de um a três dias úteis para religação. Importante: é preciso que o consumidor apresente a fatura paga no Setor de Atendimento ao Consumidor  ou envie do cópia do comprovante de pagamento e cópia da guia pelo WhatsApp (31) 9-8799-7235.

Assessoria de comunicação
Alex Andel

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