Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Primavera começa fria em Viçosa

23 de setembro de 2019


{{brizy_dc_image_alt entityId=

Considerada como período de transição entre estações secas e úmidas, a primavera começou oficialmente às 4h50 da manhã desta segunda-feira (23). Para o início da nova estação nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a semana, até sexta-feira (27), seja de baixas temperaturas com possibilidade de chuvas.

Segundo o instituto, o céu varia de parcialmente nublado a nublado. A mínima registrada nesta segunda-feira (23) foi de 12.3ºC e a máxima está prevista para Coronel Pacheco, onde os termômetros podem atingir 26ºC.

Por conta de um sistema de instabilidade que chega da Amazônia até o Brasil Central, ocorre um aumento de nebulosidade em quase todo o estado. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar volta a subir, variando entre 85% e 40%.

A partir de quinta-feira (26), uma nova massa de ar frio chega na região causando possibilidade de chuvas com trovoadas na parte da tarde.

Confira a previsão do tempo em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Leopoldina14ºC26ºC
Juiz de Fora12ºC26ºC
Barbacena9ºC27ºC
Muriaé14ºC26ºC
Viçosa14ºC27ºC
São João del Rei11ºC27ºC

Climatologista explica os tempos extremos durante a primavera

Em entrevista ao G1, Fábio Sanches, climatologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explicou que uma das principais características da primavera é a irregularidade e a variação na condição do tempo durante os dias.

"São dias quentes e secos, intercalados com entradas rápidas de frente fria e que derrubam a temperatura e logo após dois a três dias, os termômetros esquentam novamente", explica Fábio.

O climatologista alerta que, como estação transitória, o sistema imunológico é um dos mais afetados, precisando receber uma atenção especial, principalmente em relação a doenças respiratórias.

"Nosso organismo se acostuma com três dias de frio e depois volta a esquentar de novo, ainda mais considerando a situação de Juiz de Fora, onde a variação é muito mais intensa ao longo do dia. Por isso, a condição de saúde pode se modificar, com a baixa umidade do ar, alguns dias com entradas de massas de ar frio e baixa temperatura, o que pode ocasionar problemas de saúde" alerta o climatologista.

Ainda de acordo com Sanches, os modelos de projeção climática para a estação estão indicando que na Zona da Mata e Campo das Vertentes o tempo deve ficar dentro de uma condição normal. "Aos poucos, a estação chuvosa deve retornar, principalmente no mês de outubro, que é o período de inflexão de uma estação seca pra chuvosa", conclui o Flávio.