Primavera começa fria em Viçosa
23 de setembro de 2019

Considerada como período de transição entre estações secas e úmidas, a primavera começou oficialmente às 4h50 da manhã desta segunda-feira (23). Para o início da nova estação nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a semana, até sexta-feira (27), seja de baixas temperaturas com possibilidade de chuvas.

Segundo o instituto, o céu varia de parcialmente nublado a nublado. A mínima registrada nesta segunda-feira (23) foi de 12.3ºC e a máxima está prevista para Coronel Pacheco, onde os termômetros podem atingir 26ºC.

Por conta de um sistema de instabilidade que chega da Amazônia até o Brasil Central, ocorre um aumento de nebulosidade em quase todo o estado. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar volta a subir, variando entre 85% e 40%.

A partir de quinta-feira (26), uma nova massa de ar frio chega na região causando possibilidade de chuvas com trovoadas na parte da tarde.

Confira a previsão do tempo em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Leopoldina 14ºC 26ºC
Juiz de Fora 12ºC 26ºC
Barbacena 9ºC 27ºC
Muriaé 14ºC 26ºC
Viçosa 14ºC 27ºC
São João del Rei 11ºC 27ºC

Climatologista explica os tempos extremos durante a primavera

Em entrevista ao G1, Fábio Sanches, climatologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explicou que uma das principais características da primavera é a irregularidade e a variação na condição do tempo durante os dias.

"São dias quentes e secos, intercalados com entradas rápidas de frente fria e que derrubam a temperatura e logo após dois a três dias, os termômetros esquentam novamente", explica Fábio.

O climatologista alerta que, como estação transitória, o sistema imunológico é um dos mais afetados, precisando receber uma atenção especial, principalmente em relação a doenças respiratórias.

"Nosso organismo se acostuma com três dias de frio e depois volta a esquentar de novo, ainda mais considerando a situação de Juiz de Fora, onde a variação é muito mais intensa ao longo do dia. Por isso, a condição de saúde pode se modificar, com a baixa umidade do ar, alguns dias com entradas de massas de ar frio e baixa temperatura, o que pode ocasionar problemas de saúde" alerta o climatologista.

Ainda de acordo com Sanches, os modelos de projeção climática para a estação estão indicando que na Zona da Mata e Campo das Vertentes o tempo deve ficar dentro de uma condição normal. "Aos poucos, a estação chuvosa deve retornar, principalmente no mês de outubro, que é o período de inflexão de uma estação seca pra chuvosa", conclui o Flávio.

publicidade

publicidade

publicidade