Vereadores falam sobre a instalação de antenas no município
25 de setembro de 2019

A situação das antenas de telefonia no Município foi debatida na reunião Ordinária da terça-feira (24). Os vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Brenda Santunioni (Progressistas) e Edenilson Oliveira (MDB) trataram do assunto na Tribuna.

O Projeto de Lei n° 051/2018 que trata da instalação e funcionamento de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações, antenas transmissoras de rádio, TV, telefonia, celular e comunicações em geral, foi aprovado pela Casa Legislativa em setembro de 2018. Agora na fase de instalação das antenas parte da população vem demonstrando receio quanto a possíveis riscos provocados pela emissão de radiação.

O Vereador Helder foi o primeiro a discutir o assunto afirmando que recebeu vários questionamentos da população, que no entanto não tem motivos para se preocupar pois “antes mesmo da elaboração do Projeto das antenas foram feitos vários estudos sobre o risco de radiação e campos magnéticos na saúde dos moradores”, afirmou. Helder ainda falou sobre os benefícios das novas antenas “a alteração da lei para expandir o sinal de telefonia foi com o intuito de melhorar a rede em bairros que não pegavam sinal”, disse. O vereador ainda afirmou que dispõe de um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para consulta da população em caso de dúvidas.

A Vereadora Brenda também falou sobre as reclamações de radiação da população, que segundo ela, “antes de apresentarmos o Projeto, os moradores de Viçosa reclamavam que não tinham sinal de telefone para por exemplo chamar polícia, ambulância, e internet para que os filhos pudessem fazer os trabalhos escolares. A vereadora ainda citou outros dispositivos que também emitem radiação e são tranquilamente usados em nosso dia a dia “micro-ondas, telefone no ouvido, o roteador de internet da sua casa geram mais radiação que as antenas, estamos cercados de radiação em casa”, afirmou.

Já o Vereador Edenilson, completou a fala de Brenda, e disse que mais de 200 pessoas procuraram por ele para falar sobre a questão da radiação, sendo informadas que ambos estiveram em Juiz de Fora para conversar com um especialista que estuda essa área na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que garantiu completa segurança das antenas para a população.

No ano passado a Câmara Municipal recebeu Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que relataram estudos com cerca de 4.400 medições nas antenas de telefonia móvel, em 2017, quando não foram encontrados níveis preocupantes de radiação, uma vez que os mesmos estavam muito abaixo do permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e aproximadamente 6 mil novas medições na ocasião, com as taxas de radiação permanecendo inferiores ao limite da OMS.

Convidado

A convite da Vereadora Brenda Santunioni e do Vereador Helder Evangelista, por intermédio do Ofício nº 295/2019, a Casa Legislativa recebeu ainda na sessão, Edson Carocce para tratar da Lei nº 2722/2018, originária do projeto de autoria dos vereadores em conjunto com o Vereador Edenilson Oliveira (MDB), que dispõe sobre a instalação e o funcionamento de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações, antenas transmissoras de rádio, TV, telefonia, celular e comunicações em geral.

A Vereadora Brenda justificou o convite em razão das novas instalações no Município, que geraram dúvidas da população sobre o possível risco da radiação à saúde “Edson apresenta larga experiência em telecomunicações, e participou de dezenas de audiências no Brasil e no mundo sobre o tema. A população demonstra muito receio sobre possíveis riscos da radiação próxima, e gostaríamos que esse assunto fosse esclarecido”, disse

O convidado falou sobre sua experiência no ramo “trabalhei em empresas de telefonia celular como gerente de projetos, e esse sempre foi um assunto polêmico. A radiofrequência está presente em nossa vida e em todos os equipamentos eletrônicos, mas ninguém nunca conseguiu provar os malefícios da radiação”, disse. Edson ainda tranquilizou sobre a instalação das antenas “o projeto prevê a instalação com níveis seguros, aprovados pela Lei, pela ANATEL e pela OMS. Precisamos nos preocupar apenas com grandes quantidades e tempo de exposição à radiação”, explicou.

O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), falou sobre a importância dos momentos de discussões e parabenizou os autores do projeto de lei “vocês abraçaram uma causa que contribui muito para o desenvolvimento do Município e para toda a população. Promover discussões como essa, que incluem a população, é essencial no processo de mudanças”, concluiu.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade