Câmara capacita pré-candidatos para as eleições 2020
2 de outubro de 2019

A Casa Legislativa recebeu entre os dias 26 e 27 de setembro (quinta e sexta-feira), a “Capacitação para pré-candidatos” visando as eleições municipais de 2020. O evento foi uma iniciativa inédita do Presidente Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) e contou com as palestras “O papel do Vereador e as funções do Poder Legislativo Municipal” com o Professor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Calhau, "Legislação Eleitoral" com o Advogado da Casa, Randolpho Martino Júnior e "Marketing Digital" com o Consultor em Marketing Político, Eleitoral e Pessoal, Bruno Torres.

Na quinta-feira a abertura (foto) trouxe como tema  “O papel do Vereador e as funções do Poder Legislativo Municipal” em que foram apresentadas as atividades que competem ao Legislativo e quais são as frentes, no âmbito municipal, em que os vereadores tem poder de atuação. O palestrante dissertou sobre as funções legislativa, fiscalizadora, deliberativa ou administrativa, julgadora, político-parlamentar, educativa, além de representação e participação. Na ocasião o Professor Antônio Calhau, destacou a importância da participação popular nas decisões políticas “o cidadão não fiscaliza, infelizmente as pessoas gostam de criticar mas não sabem o que acontece”, afirmou. O palestrante ainda questionou a frequência dos presentes nas sessões da Casa, constatando entre o público presente, baixa adesão as atividades legislativas.

Já na sexta-feira os trabalhos se iniciaram com a palestra "Legislação Eleitoral", quando o Advogado da Casa, Randolpho Martino Júnior destacou as inovações da Legislação Eleitoral e seu impacto nos processos do próximo ano. Dentre eles o advogado citou o fato de a partir de 2020, os partidos não poderão mais fazer coligações partidárias nas eleições proporcionais, destacando a necessidade de atenção com os processos financeiros da campanha, uma vez que toda a movimentação deve ser declarada, podendo em caso de irregularidades, acarretar em processos que podem durar vários anos. Sobre a propaganda eleitoral de acordo com Randolpho serão permitidos apenas adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais de até meio metro quadrado, carros de som e minitrios: permitidos apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios, enquanto nas redes sociais será permitido o pagamento para impulsionar conteúdos, desde que identificado de forma inequívoca como tal e contratado exclusivamente por partidos, coligações e candidatos e seus representantes.

No encerramento das atividades o assunto foi "Marketing Digital", trazido por Bruno Torres, que ressaltou a importância de definir o grupo ao qual o candidato planeja representar; explorar diferentes canais de comunicação, mostrar além de promessas, resultados; procurar contar sua história de vida a fim de criar identificação com determinado segmento da sociedade; deixar claro quais benefícios seu conteúdo oferece, a fim de gerar maior engajamento. Bruno ainda destacou que além das técnicas e ferramentas profissionais que podem ser utilizadas, o candidato deve acima de tudo trabalhar sempre com verdade e transparência.

O Presidente Antônio Elias falou sobre a iniciativa “é uma forma de estarmos fazendo a diferença na política para as próximas eleições, pois quem está aqui vai chegar mais preparado e consciente da função do vereador”. O presidente ainda agradeceu os presentes que lotaram o Plenário “ficamos muito felizes de ver tantas pessoas que querem melhorar sua cidade e estão buscando meios para isso. Tenho certeza que teremos grandes agentes para trabalhar pelo povo”, concluiu.

O evento contou com a participação dos vereadores Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) e Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) .

Além dos cidadãos viçosenses, moradores de Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Araponga, Porto Firme e Santa Cruz do Escalvado também estiveram presentes.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade