Jornada de Capoeira, Maus tratos aos animais e Meio Ambiente em destaque na Tribuna Livre
2 de outubro de 2019

A “30ª Jornada de Capoeira e Manifestação da Cultura Afro Brasileira”, a Semana de São Francisco de Assis e a Lei de maus tratos aos animais, e a Semana do Meio Ambiente estiveram em destaque na Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (01). Os temas foram trazidos pelo Mestre de Capoeira Luís Carlos Vitor (Mestre Garnizé), pela Diretora Administrativa da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), Marly Coelho, e pela representante do Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da Universidade Federal de Viçosa (CCSS-UFV), Mayra Fonseca, respectivamente.

O Mestre Garnizé falou sobre as atividades da Jornada, que aconteceu entre a sexta-feira (27) e o domingo (29) com rodas de capoeira, recreação cultural e rodas de conversa sobre a cultura afro-brasileira “no sábado, a Câmara nos recebeu para um momento com o Legislativo, quando foram apresentadas as políticas municipais que tratam da questão racial”, comentou. Durante o evento, também foram comemorados os 40 anos do Mestre na capoeira em Viçosa “esta Casa faz parte da minha história. Agradeço todo o suporte para que esse momento tão importante acontecesse”, disse.

Marly celebrou realizações da SOVIPA para o Município “esse ano captamos 1.087 animais, sendo 825 fêmeas. Considerando que cada fêmea procria uma média de duas vezes ao ano em torno de 8 filhotes, deixamos de ter 6.600 filhotes nas ruas, que também procriam. Esse é um trabalho muito intenso, mas que é realizado com muita garra e amor”, afirmou. Ela ainda agradeceu o apoio dos vereadores e a criação da Lei nº 2689/2018, originária do projeto de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) e do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), que cria a Política Municipal de Proteção aos Animais, disciplina as infrações administrativas contra os animais e disciplina sobre a criação e o comércio de animais no Município “precisamos implementar cada vez mais políticas públicas para os animais e todos podem contribuir. Só assim vamos conseguir a longo prazo combater os problemas que são trazidos por animais nas ruas de Viçosa. Contamos com o apoio e a contribuição de todos nesta causa”, concluiu.

Já Mayra convidou o público para visitar a exposição Marcelo Andrade, que acontece no hall da Câmara e recebe fotos que apresentam seis espécies de saguis (Callithrix sp.) com o enfoque principal para a espécie nativa de Viçosa Callithrix Aurita, considerada uma das 25 espécies de primata mais ameaçadas do mundo “essa espécie foi dada como extinta em 2012 mas, com a criação do Projeto Aurita, foi reencontrada nas matas de Viçosa em 2017. A partir da redescoberta, criamos o Centro de Conservação”, explicou.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), parabenizou a participação dos cidadãos “agradecemos vocês por contribuírem tanto para a educação, para o meio ambiente e para a cultura do nosso Município. Esta Casa incentiva e apoia projetos como esses e estaremos sempre de portas abertas”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade