Saae anuncia ampliação da coleta seletiva nos bairros Fátima, Inácio Martins, João Bráz e Belvedere
24 de outubro de 2019

Na última sexta-feira, dia 18, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, participou do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, realizado na Câmara Municipal de Viçosa, anunciando que a partir do dia 01/11/2019, em parceria com as Associações de Catadores, realizará a coleta de “LIXO SECO” (reciclável) e “LIXO ÚMIDO” (rejeitos e orgânicos) em dias específicos nos bairros Fátima, Inácio Martins, João Brás e Belvedere.

O SAAE informou que no dia estipulado para a coleta do “LIXO SECO” (reciclável)  não  haverá coleta de “LIXO ÚMIDO” (rejeitos e orgânicos), devendo este ser guardado para descarte no dia posterior. O lixo seco não causa mal cheiro podendo ser armazenado até o dia da próxima coleta - embalagens (latas e sacos plásticos) devem ser lavadas. A separação completa de metais, papel e outros é feita pelas Associações de catadores.

Luciano Piovesan, Diretor presidente da Autarquia falou sobre sobre a coleta seletiva em Viçosa, apresentou uma análise geral dos resultados dos doze primeiros meses de contratação das Associações de Catadores e das perspectivas quanto a continuidade do processo. Piovesan destacou que no período de outubro de 2018 a setembro de 2019, o SAAE investiu em torno de R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) com o Programa de Ampliação da Coleta Seletiva em Viçosa, destinado à contratação das Associações de Catadores e operação da coleta seletiva através do fornecimento de caminhões, motoristas e combustível.

Segundo SAAE estão sendo realizados todos os esforços para a continuidade da parceria, mas salientou a necessidade imediata do fortalecimento da organização das associações em cooperativa, o aumento do volume de material reciclável coletado e a ampliação da coleta seletiva. Destacou ainda os investimentos que serão realizados pelo SAAE na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa, que fica na BR-120, através de contrato de cessão de uso celebrado entre o SAAE e a UFV, que permitirá melhorias na estrutura de trabalho das associações e novas perspectivas de contratação para os próximos doze meses, desde que cumpridas as metas de produtividade e seja realizado o trabalho conjunto entre as associações.

O material produzido orienta sobre a melhor maneira de separar o lixo, o dia e horário que haverá a coleta seletiva, reiterando que não haverá coleta de “lixo úmido” no dia de coleta de “lixo seco” (reciclável) nos bairros onde forem feitas as mobilizações. Nesta reunião ficou acertado o trabalho de mobilização nos bairros: Fátima, João Brás, Belvedere e Inácio Martins (Grota dos Camilos).

Luciano Piovesan entregou ainda no Fórum a minuta de um Projeto de Lei de autoria do SAAE, que tem o objetivo consolidar todas as leis municipais que tratam da questão da limpeza urbana, de forma a atualizar e facilitar o entendimento para os gestores, legisladores e população a respeito das leis que regulam o gerenciamento dos resíduos sólidos em Viçosa. O Projeto de Lei será disponibilizado para consulta pública a toda a população, através do portal do SAAE em www.saaevicosa.mg.gov.br, e os interessados poderão sugerir alterações, novas ideias e fazer considerações, de forma transparente e participativa.

Os moradores devem separar apenas o “LIXO SECO” ” (reciclável) do “LIXO ÚMIDO”:

 “LIXO SECO” (reciclável)  = Papéis, papelão, latas, vidros em geral, plásticos, embalagens de leite e sucos, metais, isopor;

“LIXO ÚMIDO” (rejeitos e orgânicos) = Restos de comida, podas, papel higiênico, fralda, papéis engordurados, pó de café, folhagens.)

Obs: cuidado com o descarte de vidros e outros perfurocortantes, que precisam ser acondicionados em embalagens rígidas, com a indicação de “PERIGO”.

Representando o SAAE participaram Luciano Piovesan Leme (Diretor Presidente), Rodrigo Cardoso (Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos) e Murilo Pizato (Controlador Interno).

O SAAE disponibilizou na reunião folders que serão usados pelas associações de catadores no processo de mobilização e conscientização da população sobre a coleta seletiva.

publicidade

publicidade

publicidade