Prefeitura Itinerante chega aos bairros União e Vale do Sol
4 de novembro de 2019

Os órgãos de manutenção, zeladoria, assistenciais e cadastrais da Prefeitura de Viçosa concentram suas atividades nos bairros União e Vale do Sol durante os dias 4 a 9 de novembro de 2019. A ação faz parte do programa Prefeitura Itinerante, que contempla a região com uma série de serviços até sábado, dia 9, quando será realizado um evento de encerramento.

As demandas dos dois bairros foram levantadas pela Ouvidoria Municipal com base nas reclamações registradas no órgão e também durante uma reunião realizada com os moradores no dia 23 de outubro, com a presença do ouvidor geral na comunidade.

A Secretaria de Obras, a Diretoria de Trânsito, o Departamento de Parques e Jardins e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizarão reparos, limpeza e pequenas ações de revitalização das ruas, como pintura de meio-fio, podas de árvore, capina, sinalização, retirada de entulho e limpeza de bocas de lobo.

A região possui diversas famílias beneficiárias de programas da Secretaria de Assistência Social que possuem cadastro pendente ou desatualizado na Prefeitura. Neste período, assistentes sociais farão a busca ativa dessas famílias para atualização e orientação sobre o programa Bolsa Família e outros benefícios.

Na sexta-feira (8) a Secretaria de Saúde realiza a Feira de Saúde Corujão, com início às 15h e encerramento às 20h. O objetivo da ação na sexta-feira e em horário estendido é garantir a participação da população que trabalha, inclusive aos sábados.

A feira será realizada na Avenida Maria de Castro Silva, em frente à igreja Presbiteriana, nº 379, Vale do Sol, e oferecerá vacinação, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão, teste de glicemia e orientações sobre saúde do homem, mulher, criança, idoso, hipertensos e diabéticos.

O encerramento acontece no sábado (9), das 13h às 17h, também na Avenida Maria de Castro Silva. No local será montada uma mega estrutura com a presença dos secretários de todas as pastas e do prefeito Ângelo Chequer, que terá seu gabinete transferido para o local nesta data.

A população poderá tirar dúvidas sobre os serviços relacionados a emprego, renda, impostos, acesso a educação, cursos gratuitos, benefícios assistenciais, direitos da pessoa com deficiência e pessoa idosa no trânsito, direitos do consumidor, entre outros.

Haverá ainda Rua de Lazer, oferecida pela Secretaria de Cultura, e resgate de brincadeiras de chão, como amarelinha, pula corda, brincadeiras de roda, cabo de guerra e diversas outras atividades para crianças de todas as idades promovidas pela Secretaria de Educação.

Durante a semana ainda haverá palestras, atividades lúdicas e divulgação de serviços na UBS da região (Rua José Lopes da Silva, nº 145, Vale do Sol) e no Centro de Educação Infantil Maria Tereza (Rua Dr. Reinaldo De Araujo, nº 251, Vale do Sol). A programação ficou assim:

Segunda, 4/11

9h - Roda de conversa “O Poder da Gentileza” - dinâmica com os moradores para promover a boa convivência nas relações sociais. (Local: UBS)

10h - PROCON realiza palestra com o tema “As armadilhas do consumo na terceira idade”. (Local: UBS)

14h - Palestra, esclarecimento e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada - BPC para os moradores e agentes de saúde da UBS. (Local: UBS)

Terça, 5/11

9h às 11h e 14h às 17h - Apresentação dos cursos e projetos disponibilizados pela Inclusão Produtiva: Jovem de Futuro, cursos e capacitações. (Local: UBS)

Quarta, 6/11

14h - Secretaria de Educação realiza Contação de Histórias e Atividades Lúdicas no Centro de Educação Infantil Maria Tereza.

14h - Esclarecimentos e orientações aos agentes de saúde do PSF sobre a LEI Nº 2319/2013, que dispõe sobre concessão de passe livre a pessoas portadoras de necessidades especiais residentes no Município. Critérios e formulários para solicitação. (Local: UBS)

Quinta, 7/11

8h às 14h30 - Palestra para os Agentes de Saúde e moradores sobre as funções do CREAS. (Local: UBS)

Sexta, 8/11

15h às 20h - Feira de Saúde Corujão. (Local: Avenida Maria de Castro Silva, em frente à igreja Presbiteriana, nº 379, Vale do Sol)

Sábado, 9/11

13h às 17h - Encerramento da Prefeitura Itinerante. (Local: Avenida Maria de Castro Silva, em frente à igreja Presbiteriana, nº 379, Vale do Sol)

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade