Semana da Consciência Negra tem ampla programação em Viçosa
11 de novembro de 2019

Com o lema em letras garrafais “COMBINAMOS DE NÃO MORRER”, a Semana da Consciência Negra 2019 de Viçosa quer ser um espaço de aquilombamento, fortalecimento e pacto de vida para o povo negro. O tema vem de uma frase da escritora Conceição Evaristo. Em meio às tantas amarras racistas e opressoras que nos rondam, é uma necessidade resistirmos e (re)existirmos!

Este ano, a semana evidencia o protagonismo negro de Viçosa e região, com as potencialidades e saberes artísticos, literários, científicos, empreendedores, culinários, estéticos e de luta. A programação, construída coletivamente por diferentes movimentos da cidade, é ampla e começa no dia 19 com lançamentos de livros e conversa com os autores. A Marcha da Consciência Negra será no dia 23, um sábado, com concentração às 09h30 nas Quatro Pilastras.

Confira:

Dia 19/11 – Terça-feira

19h – Escrevivências negras: palavras, versos e experiências - Lançamento de livros e conversa com autores/as: Clara Costa, Júlia Costa, Rafael Moyses e Rômulo Marcolino.

Local: ASPUV

Dia 20/11 – Quarta-feira

19h – Encontro dos Movimentos Negros de Viçosa pela Luta Antirracista.

Local: Estação Hervê Cordovil

Dia 21/11 – Quinta-feira

14h30 – Cine-debate sobre Afrofuturismo com mediação de Lidiane Querino e Guilherme Mateus.

Local: Sala 04 do CEE/UFV.

19h – Roda de conversa Experiências afroempreendedoras com Adriano Almeida (Grife SoulCrioulo); Rosani Mattos (AfroBoxBlack); Ana Carolina e Samara dos Anjos (AfroPeriferia); Ana Nunes e Fagner (Ah Bordo) e a trancista Carmem Domingos (Taco).

Local: ASPUV

Dia 22/11 – Sexta-feira

14h30 – Roda de conversa: Presenças e ausências negras na Universidade Federal de Viçosa com mediação de Beatriz Gomes e Monalisa do Carmo.

Local: Sala 04 do CEE/UFV.

Dia 23/11 – Sábado

11ª Marcha da Consciência Negra de Viçosa

Concentração às 9h30min nas Quatro Pilastras com saída às 10h30 em direção à Praça da Rua dos Passos, onde ocorrerão homenagens, feijoada gratuita, samba, rap e pagode até às 18h.

Dia 27/11 – Quarta-feira

19h – IV Mostra de Arte Preta.

Local: DAH/UFV (Prédio do Curso de Dança).

A Semana da Consciência Negra 2019 é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi, União dos Negros pela Igualdade (Unegro - Viçosa), Mostra de Arte Preta, Slam Akemi e Agunjé. A atividade tem o apoio da ArtCulação, Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Divisão de Eventos e Divisão de Assuntos Culturais da UFV.

As atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.

publicidade

publicidade

publicidade