Prefeitura vai manter ipê da Praça Silviano Brandão
21 de novembro de 2019

Após ouvir a opinião técnica de seis profissionais da área florestal, a Prefeitura de Viçosa optou pelo escoramento da árvore que sofreu impacto com as fortes chuvas do dia 1º de novembro. "Por se tratar de uma árvore sadia e espécie protegida e de importância nacional, optou-se por mantê-la", afirmou o chefe do Departamento de Obras, Antônio Marcos Rosado.

Para isso, serão usados dois postes de eucalipto tratado (espécie cloesiana), medindo 12m cada um, apoiados em sapatas de concreto armado para auxiliar a sustentação. De acordo com a prefeitura, as madeiras para o fim já foram licitadas, e o trabalho terá início tão logo estiverem na PMV.

Segundo avaliação, "trata-se de um lindo exemplar de ipê amarelo (Handroanthus serratifolius) que não apresenta sintomas e sinais de doença (...)", contudo, como parte de seu tronco se encontrava aterrado e que devido a podas de raízes previamente realizadas e à existência de uma área concretada abaixo e no entorno de seu sistema radicular, sob influência de fortes chuvas, sem ser realizado um devido escoramento, a árvore apresenta risco de queda.

A engenheira fiscal da reforma da praça Silviano Brandão, Thamara Ramalho, ressalta que a referida poda de raízes e concretagem, citadas na avaliação, foram realizadas antes da reforma, e que durante toda a execução do serviço o trabalho foi realizado em prol da manutenção e preservação da espécie.

Após toda a análise feita pelas pessoas competentes, e certificar que diante dos presentes fatos não há risco eminente de queda, o trânsito na região foi liberado na tarde desta segunda-feira (18).

Réplicas do Ipê

O laudo apresentou ainda a viabilidade de reprodução da espécie tão importante para a história do município: "Observamos ainda o crescimento de duas réplicas (clones) da árvore, originárias a partir de suas raízes (“mergulhões”) (Figura 1 F). Estas mudas, se bem cuidadas, podem ser transplantadas para outro local para se ter a réplica da mesma árvore".

Mudas de Ipê na Praça Silviano Brandão. Foto: PMV/Divulgação

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade