CidadeMeio Ambiente

Ampliação de coleta seletiva em Viçosa apresenta resultados positivos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) iniciou, no dia 1° de novembro, em parceria com as associações de catadores, a ampliação da coleta de lixo seco (reciclável) e lixo úmido (rejeitos e orgânicos) em dias específicos nos bairros Fátima, Inácio Martins, João Brás e Belvedere.

A novidade do sistema ampliado é que nos dias de coleta seletiva não haverá coleta de lixo úmido (convencional) nestas localidades, devendo o lixo convencional ser guardado para descarte no dia posterior. As coletas acontecem todas as sextas-feiras, no bairro João Brás; quartas-feiras, nos bairros Inácio Martins e Fátima, e as quintas-feiras, no bairro Belvedere é realizada a coleta seletiva (lixo seco) sempre à partir das 8h. As ruas, dias e horários podem ser conferidos no site do SAAE-Viçosa.

Segundo Rodrigo Cardoso, diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, “no dia 1° de novembro, apenas no Bairro João Brás, foram coletadas aproximadamente 2,5 toneladas de material reciclável”. O lixo seco não causa mau cheiro e pode ser armazenado por mais tempo até a próxima coleta.

Os moradores precisam separar apenas o material seco do material úmido, ou seja, lixo seco (reciclável): papéis, papelão, latas, vidros em geral, plásticos, embalagens de leite e suco, metais, isopor, dentre outros; e lixo úmido (convencional): restos de comida, podas, papel higiênico, fralda, papéis engordurados, pó de café, folhagens. A separação completa desses materiais em metais, papel e outros recicláveis é realizada pelas associações de catadores em seus depósitos.

No período de outubro de 2018 a setembro de 2019, o SAAE investiu em torno de R$ 750 mil com o Programa de Ampliação da Coleta Seletiva em Viçosa, destinado à contratação das associações de catadores e operação da coleta seletiva através do fornecimento de caminhões, motoristas e combustível.

O diretor-presidente da autarquia, Luciano Piovesan, informou que após a triagem do material pelas associações e da pesagem mensal realizada pelo SAAE, serão divulgados os resultados da ampliação da coleta seletiva, mas adiantou “este novo modelo de ampliação da coleta seletiva em dias específicos colocará o município em destaque entre as cidades que mais aproveitam o seu potencial de reciclagem de resíduos sólidos no país”, afirmou Luciano.

Os moradores também podem deixar o material separado em suas residências direto nas associações ACAMARE, localizada próximo ao trevo de São José do Triunfo (Fundão), e ACAT (galpão da Sociedade São Vicente de Paula, localizado no final da Rua Santana).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido! © Copyright Primeiro a Saber.
Fechar
Fechar