Neste sábado (30), de 8h às 12h, acontecerá na Câmara Municipal de Viçosa o seminário para a apresentação do Projeto "Arquitetura na Periferia".
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas de 08:00 às 12:00 horas pelo telefone: 3899-7506.
Serão emitidos certificados.
ARQUITETURA NA PERIFERIA
O projeto Arquitetura na Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua própria casa. Promovendo através da melhoria da moradia, o fortalecimento e a autoestima das mulheres. O projeto oferece assessoria técnica a grupos de mulheres da periferia por meio de uma tecnologia social desenvolvida pelo projeto, quevconsiste em um método em que elas são apresentadas a práticas e técnicas de planejamento e construção para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas.
O trabalho teve início em 2013, durante pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde o objetivo era desenvolver um método para atender uma grande parcela da população que constrói a própria casa sem assessoria e formação técnica, resultando em lares com recursos já escassos, desperdiçados.
Nesse contexto, a mulher é ainda mais prejudicada, pois, ainda que sejam elas geralmente as responsáveis pela manutenção do espaço doméstico, não participam da tomada de decisões quanto à produção desse espaço.
O método pautado pela cooperação e pelo compartilhamento de informações – as participantes aprendem a desenhar, medir, projetar, planejar e executar alguns serviços da construção – acaba promovendo além da melhoria do espaço físico da casa, transformações nas próprias mulheres, que refletem em sua autoestima e autoconfiança. O objetivo de ter uma casa melhor transforma-se, assim, em um meio e um estímulo para a aquisição de habilidades de organização e planejamento que influenciam positivamente a vida dessas mulheres e promovem uma melhor qualidade de vida para suas famílias e seu entorno.
O projeto tem atuação constante em três comunidades de Belo Horizonte (MG) e na cidade de Ravena (MG), além de ações pontuais já realizadas em outras comunidades como o Aglomerado da Serra e em outros Estados como São Paulo e Paraná. Já beneficiou diretamente cerca de 400 pessoas e realizou mais de 100 encontros e oficinas com as mulheres atendidas.
Veja algumas oficinas realizadas durante o processo:
OFICINA DE LEVANTAMENTO
Nessa oficina as mulheres aprendem a medir e desenhar para que possam fazer o croqui de suas casas.
PROPOSIÇÕES
As participantes apresentam para o grupo os projetos de reforma que fizeram de suas casas e é feita uma discussão em conjunto.
OFICINA KIT MOBILIÁRIO
Com o projeto definido, é entregue o “Kit Mobiliário”, onde as participantes testam os layouts possíveis em suas
casas
OFICINAS DE CONSTRUÇÃO
Momento em que as mulheres colocam a “mão na massa” e aprendem técnicas de reboco, alvenaria, hidráulica, instalação elétrica, assentamento de piso cerâmico, instalação de esquadrias ou outras atividades da construção civil necessárias em suas reformas.