Nessa quinta (28), moradores de Ervália relataram nas redes sociais que a água fornecida na cidade estaria escura e suja.
Nos vídeos divulgados, a água sai direto da torneira em um coloração de tonalidade preta, Descontentes, os moradores reclamam da falta de dignidade e pedem explicações da Copasa, empresa responsável pelo fornecimento de água em Ervália.
Segundo a Copasa, a alteração no aspecto da água relatado desde a quarta-feira (27/11) pelos moradores de Ervália, se deu em razão de uma manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, realizada no mesmo dia.
A empresa destaca que para realização da manutenção, que consistiu na lavagem do decantador da ETA, os técnicos da Companhia precisaram fechar o registro de abastecimento de água da cidade. Com a conclusão dos serviços e a reabertura do registro, houve um arraste dos sedimentos presentes na tubulação, alterando a coloração da água. Embora as medidas operacionais necessárias tenham sido adotadas, algumas casas chegaram a ser afetadas.
A Copasa informou que a situação já está normalizada e que a empresa esclarece que essa turbidez não representa risco de contaminação e que a água distribuída em Ervália está dentro dos padrões de potabilidade.
A Copasa orienta os clientes que porventura perceberem qualquer alteração na água, que entrem em contato pelo telefone 115 para que a situação de cada caso seja avaliada e as medidas cabíveis providenciadas.