Prefeitura de Visconde do Rio Branco destina recursos à escolinha de futebol do município
29 de novembro de 2019

Palco de importantes conquistas do esporte rio-branquense nos tempos áureos do Cruzeiro do Barreiro, o Estádio Alphonse Lambert abriga, desde abril do ano passado, as atividades da Escolinha de Futebol Unidos do Rio Branco (URB). Beneficiando quase 90 crianças de 6 a 13 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade, o projeto tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público atendido, estimulando o convívio social e coletivo.

A iniciativa recebe o apoio da Prefeitura de Visconde do Rio Branco que, além de autorizar a utilização do espaço onde os treinamentos são ministrados, recentemente celebrou um convênio para colaborar financeiramente com a manutenção do trabalho e a aquisição de materiais como bolas, cones, uniformes e chuteiras.

Os recursos estão sendo repassados por meio do Real Matismo Futebol Clube, única entidade esportiva da cidade que possui a documentação regularizada e legalmente apta a receber investimentos públicos. “Estamos desenvolvendo um trabalho bacana, que agrega coisas boas para a garotada e está sendo muito produtivo. Infelizmente, o URB ainda não tem a documentação necessária. Diante disso, nós corremos atrás de uma associação regularizada, e, de três meses para cá, passamos a contar com uma verba oriunda da prefeitura através do Real Matismo”, explicou o coordenador do projeto, Reinaldo Júnior da Silva.

Com experiência de 17 anos à frente de equipes de categorias de base de VRB, Reinaldo destacou a importância social do projeto. “Graças a Deus, estamos dando um suporte para muitos meninos não só do Barreiro, mas da Tia Velha e Filipinho, que são comunidades carentes. Algumas crianças sequer possuem condições de comprar material, e no dia em que liberamos pares de chuteiras novos, foi gratificante ver a alegria delas ao saírem correndo pelo campo, chorando, pulando e se divertindo. Isso não tem preço que pague”, disse.

Procedimentos necessários para que associações recebam recursos da prefeitura

O diretor de Convênios, Sérgio Faêda Junior, salientou que possuindo a documentação necessária, qualquer associação que preste serviços sociais poderá pleitear investimentos da prefeitura. “Receber dinheiro da Administração Municipal é um pouco burocrático por conta de uma lei federal, não sendo uma imposição do prefeito. Em regra, a instituição deve nos apresentar um plano de trabalho e ter uma documentação fiscal que comprove que ela existe e está cadastrada nos órgãos dos governos estadual e federal e que seu funcionamento seja reconhecido por uma autoridade pública municipal. Estamos à disposição dos cidadãos e das entidades para prestar os devidos esclarecimentos e receber a solicitação dos recursos, que serão deferidos conforme a disponibilidade financeira da prefeitura”, detalhou Faêda.

Fonte: Prefeitura de Visconde do Rio Branco.

publicidade

publicidade

publicidade