A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da coordenadoria de Inclusão Produtiva, está fomentando a reestruturação de uma Padaria Comunitária em Viçosa. Foram qualificadas 16 pessoas para produzir os alimentos, administrar a padaria e vender os produtos na cidade. A padaria se chama Mãos de Fibra, e irá fabricar produtos caseiros para venda.
O objetivo da Inclusão Produtiva é capacitar cidadãos que fazem parte de programas como o Bolsa Família, Cadastro Único e CRAS para que eles tenham mais facilidade de conseguir empregos ou até montar o próprio negócio. De acordo como coordenador setor de Inclusão Produtiva, Fabrício Vieira, inicialmente foram escolhidos quatro produtos para iniciar as vendas, para isso foi realizada uma pesquisa de mercado prévia e adaptações para produção em larga escala.
Além da Assistência Social, os associados têm apoio da EMATER e dos Engenheiros Sem Fronteiras para levar o modelo de negócio a frente. Produzir os produtos de padaria, além de gerar renda e movimentar a economia da cidade, também pretende estimular o meio rural, pois boa parte da matéria prima será comprada dos agricultores locais. Os produtos passarão por uma rotulagem e padronização das receitas através do Departamento de Engenharia de Alimentos e pela Alimentos Júnior, empresa júnior do curso
Uma das primeiras pessoas a consumir os produtos da Padaria Comunitária foi a viçosense Luysa Reis, que conta “os produtos são de muito boa qualidade, saborosos e muito bem feitos, parece um trabalho muito bem feito e está de parabéns.”