Delegado regional e inspetor de Viçosa recebem Medalha de Distinção Policial Civil em Juiz de Fora
9 de dezembro de 2019

Nesta quinta-feira (05), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou a cerimônia de entrega da Medalha de Distinção Policial Civil, no Auditório da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), em Juiz de Fora.

O 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora (4º DEPPC), que abrange as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa, homenageou 22 pessoas, entre elas, autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil e pessoas jurídicas, que contribuem ou contribuíram, de maneira excepcional, para o engrandecimento da Instituição, execução da investigação criminal e o exercício das funções de Polícia Judiciária. A Medalha, símbolo de elevado grau de notoriedade social na égide da segurança pública, é regulamentada pela Resolução 7.983, de 26 de dezembro de 2017, e nova redação dada pela resolução 8.031, de 09 de julho de 2018.

A solenidade teve início com a composição do dispositivo de honra, que contou com a presença do Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza – acompanhado do Chefe do 4º DEPPC, Gustavo Adélio Lara Ferreira-; da Chefe de Gabinete da Polícia Civil, Irene Angélica Franco e Silva Leroy; da Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Ana Claudia Oliveira Perry; e do Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Fernando Dias da Silva, bem como do Chefe do 13º Departamento de Barbacena, Carlos Capristrano.

Também fizeram parte do dispositivo o Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Sóter de Figueirôa Neto, representando o Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas; o Juiz de Direito Evaldo Gavazza; o Promotor de Justiça, Paulo Emílio Coimbra do Nascimento; o Chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Coronel Hervel, representando o Comandante 4ª Brigada de Infantaria leve (Montanha), General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa; o Delegado Chefe em Juiz de Fora da Polícia Federal, Ronaldo Guilherme Campos; o Comandante da 4ª Região da Polícia Militar, Coronel Luciano Washignton Vivas; o Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel Sérgio José Ferreira; o Diretor Regional da Administração Prisional, Francisco Alves da Silva Neto, e o Padre Welington Nascimento, representando o Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Além disso, participaram do evento os Delegados Regionais do 4º Departamento, Armando Avólio Neto (1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora), Diêgo Candian Alves (2ª Delegacia Regional de Ubá), Carlos Eduardo Santos Rodrigues (3ª Delegacia Regional de Leopoldina), Alessandro Amaro da Matta (4ª Delegacia Regional de Muriaé), e José Donizetti Teixeira (5ª Delegacia Regional de Viçosa). Também estiveram presentes na cerimônia outras autoridades, policiais civis e servidores administrativos da PCMG, representantes de instituições, amigos e familiares dos homenageados.

Após o recebimento das Medalhas, em momento reservado para os pronunciamentos, o comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel Sérgio José Ferreira, falou sobre a homenagem, representando os agraciados. Ele agradeceu e ressaltou a parceria entre a PCMG e o Corpo de Bombeiros na região e evidenciou o papel das Polícias para o desenvolvimento da sociedade. O Comandante falou ainda sobre a admiração dele em relação ao trabalho desenvolvido pela Polícia Civil na tragédia em Brumadinho. Coronel Sérgio finalizou seu discurso parabenizando a Polícia Civil de Minas Gerais pelo trabalho e pelo engajamento em prol da sociedade mineira.

Em seguida, o Chefe do 4º DEEPC, Delegado-Geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, falou sobre a Medalha de Distinção Policial Civil, destacando sua relevância, e sobre a indicação dos homenageados. “Estamos aqui hoje com a finalidade de homenagear pessoas cordatas, retas, probas e que, de algum modo ou forma, ajudaram, colaboraram, incentivaram ou projetaram nossa instituição”, enfatizou. Ele ainda aproveitou a oportunidade para agradecer todos os policiais civis e servidores administrativos do Departamento pela dedicação e pelo comprometimento na execução das atividades de Polícia Judiciária neste ano.

Já o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais encerrou os pronunciamentos, ressaltando informações de atividades desenvolvidas em todo o Estado. “Até o mês de novembro, foram 1.069 operações cirúrgicas para combater a criminalidade, 3.530 pessoas foram presas e 239 adolescentes apreendidos. Toneladas de drogas, várias armas retiradas de circulação”, destacou, complementando sobre o trabalho que as equipes da Polícia Civil, em Juiz de Fora, desempenham todos os dias. “Chamando a atenção para o brilhante trabalho realizado em maio: a Operação Murum, quando vocês, caros colegas, retiraram das ruas mais de três toneladas de maconha e 35 armas em uma única tacada. Isso representou um prejuízo de mais de R$5 milhões para as organizações criminosas”.

O Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza também informou que, este ano, a PCMG foi contemplada com nomeações nas carreiras de Escrivães, Investigadores e Delegados. “Setenta e oito Delegados e 551 Investigadores já foram designados; 112 escrivães estão em curso, na Acadepol. Na semana passada, mais 25 Delegados foram nomeados e começam as aulas no próximo dia 12”, explicou, aproveitando o momento para agradecer o Governo de Minas. No encerramento do discurso dele, aproveitou o momento para mencionar outras conquistas da instituição e enfatizar que “a Polícia Civil segue avante”.

Confira a lista dos agraciados, em ordem alfabética:

Ana Claudia Oliveira Perry – Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária;

André Luiz de Oliveira – Investigador de Polícia;

Armando Avolio Neto – Delegado de Polícia (Delegado Regional de Juiz de Fora);

Carlos Roberto Sodré – Jornalista;

Daniele Viana da Silva Vieira Lopes – Juíza de Direito;

Fernando Dias da Silva – Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças;

Glower Braga – Médico-Legista;

Humberto Fonseca Fadlallah – Investigador de Polícia;

Irene Angélica Franco e Silva Leroy – Chefe de Gabinete da Polícia Civil;

João Carneiro Duarte Neto – Juiz de Direito;

José Clemente Piedade de Almeida – Juiz de Direito;

José Donizetti Teixeira – Delegado de Polícia (Delegado Regional de Viçosa);

Luciano Washington Vivas- Comandante da 4ª Região de Polícia Militar;

Malbatan Leal – Militar Reformado do Exército Brasileiro;

Noraldino Lúcio Dias Júnior – Deputado Estadual;

Olival Marcelo Lopes de Aguiar – Delegado de Polícia;

Paulo Emílio Coimbra do Nascimento – Promotor de Justiça;

Ramon Marques Fernandes – Investigador de Polícia;

Sérgio José Ferreira – Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros;

Wagner Pinto de Souza – Chefe da Polícia Civil;

Wilson Roberto Batista – Médico-Cirurgião e Deputado Estadual;

Yury Bueno Campos – Delegado de Polícia.

Fonte PCMG:

publicidade

publicidade

publicidade