
O Comasp (Conselho Comunitário de Meio Ambiente e Segurança Pública de Viçosa) realizou na tarde desta quinta-feira uma reunião de prestação de contas em 2019.
De acordo com o balanço, Viçosa é pioneira com a associação nesse formato.
As reuniões que acontecem desde o dia 3 de abril de 2019 e eram coordenadas pelo Capitão Osmar, da Polícia Militar. Contudo, após a transferência do Capitão Osmar e a chegada do Major Jean, que já tinha experiência com o meio ambiental, as reuniões passaram a ter como parte do conselho, o novo subcomandante da Polícia Militar.
A ideia junto a experiência do Major Jean, foi a união do Comasp com a Arpas (Associações Regionais de Proteção Ambiental), através de recursos de transação penal do Ministério Público.
Todas as primeiras quartas-feiras durante 2019, aconteceram reuniões na sede do Ministério Público de Viçosa.
Nessas reuniões, foram elaborados um estatuto único em conjunto, que tem como objetivo o espírito cívico e comunitário através de recursos destinados para a cidade de Viçosa, colaborando com o bem-estar da comunidade.
Além disso, o intuito do conselho é apurar crimes, infrações ambientais e danos ao meio ambiente. Viçosa é a terceira cidade na Zona da Mata que mais produz no meio ambiente, ou seja, que mais atua contra o crime ambiental na região, atrás somente de Juiz de Fora e Cataguases.
Com as ações do Comasp, o recurso que seria direcionado ao Governo retorna para a cidade, trazendo melhores condições de trabalho aos agentes.
Segundo Major Jean, o Estado muitas vezes somente encaminha o recurso humano, ou seja, o salário dos militares. Contudo, os órgãos da cidade necessitam de manter convênios para que as instituições continuem funcionando.
Uma dessas saídas, foi a criação do Comasp, que auxilia no trabalho da Polícia Militar da Polícia Militar do Meio Ambiente, do Sistema Prisional de Viçosa, da Polícia Civil de Viçosa, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra, através do apoio do Ministério Público.
O Comasp ainda destaca que o conselho está aberto à parcerias com empresas privadas que tenham interesse em apoiar a iniciativa.
Em seguida, foram apresentados dados técnicos em relação aos casos de crimes violentos e homicídios em Viçosa, onde foi possível observar uma relativa queda em comparação a anos anteriores, o que demonstra que as ações do Comasp tem auxiliado na melhoria da segurança pública na cidade.
Confira agora algumas das conquistas de cada órgão em 2019 através do Comasp:
Policia Militar
- Câmeras GoPro.
- Coletes.
- Manutenção de viaturas.
- Portão para o quartel.
- Computadores.
- Softwares.
- Conserto de TV queimada do olho vivo.
- Monitoramento no quartel.
Polícia Civil
- Câmeras para os cartórios.
- Sistemas de rede.
- Suítes de internet que haviam queimado na última chuva.
- Impressoras.
- Computadores.
Bombeiros
- Cordas.
- Motosserra.
- Equipamentos de mergulho.
- Reparo de viaturas.
- Serra sabre para salvamento veicular.
- Manutenção do caminhão auto bomba (que não tinha condição de atender combates de chamas em prédios acima de três andares em Viçosa).
- Alavanca única para arrombamentos.
- Roldanas polia.
Polícia Militar do Meio Ambiente
- Impressoras.
- Computadores.
- Sistemas de monitoramento.
- Drones (que serão utilizados por todos os órgãos).
Sistema Prisional
- Bloqueador de sinal de celular.
- Instalação de um ar condicionado.
Tiro de Guerra
- Câmeras de monitoramento impressora grades para as portas e janelas e computadores
IEF
- Manutenção de carro.
Por fim, foi demonstrado na reunião como o dinheiro foi aplicado durante todo ano.
As aplicações são alocadas em três contas, direcionadas uma a Segurança Pública e Transações Penais, outra ao Meio Ambiente e a terceira a Perícia Ambiental.
O Comasp ainda reforça que pessoas interessadas em integrar o Conselho com projetos, podem procurar a equipe no Ministério Público.