Alunos do programa Jovens do Futuro criam suas empresas
16 de dezembro de 2019

Os alunos da turma 2019 do programa Jovens do Futuro trabalharam durante o ano noções de empreendedorismo e como criar uma marca ou produto. O resultado dos estudos e do trabalho realizado, por eles e pela equipe de educadores do programa, foi a criação de duas empresas. A turma da manhã criou  a "Scoobydoo-chá" e a turma da tarde, a "Tag do Futuro".

A Scoobydoo-chá desenvolveu uma bebida natural produzida a partir de probióticos acrescidos de sabores de frutas. O produto recebeu o nome de "Kombucha". O jovem Welington Henrique, diretor-presidente da empresa, disse que o projeto contribuiu de forma significativa para os participantes, pois deu a eles a visão de como funciona o mercado de trabalho e o setor empresarial. "Esse programa irá marcar minha vida pra sempre, pois foi aqui que eu aprendi a trabalhar em equipe com todos se ajudando, ensinando, contribuindo para que tudo dê certo", afirmou.

A Tag do Futuro desenvolveu um produto que irá atender diversas empresas do município com foco na sustentabilidade. Trata-se de uma etiqueta/cartão (tag) para acompanhar as embalagens dos produtos alimentícios fornecidos em isopor ou plástico. Essa etiqueta é desenvolvida a partir de papel e tinta biodegradáveis com sementes em sua composição. A ideia é que o consumidor, ao receber a etiqueta com o produto, utilize a embalagem para "plantar" essa etiqueta em seu interior com fertilizante apropriado. Assim, em pouco tempo, o recipiente se tornará um vaso com flores ou outras plantas, de acordo com as sementes que acompanharam a etiqueta.

O professor responsável pela turma da tarde, William Medeiros, explica que as etiquetas não agridem o meio ambiente, mesmo que sejam descartadas aleatoriamente, pois são biodegradáveis. "Trata-se de uma tag que irá promover o nome da empresa, incentivar a sustentabilidade sem poluição do meio ambiente".

O jovem Welington Henrique, que faz parte da diretoria da Scoobydoo-chá, disse que, durante o projeto, ele modificou muito sua forma de ver o mundo. "Hoje eu e meus colegas conseguimos trabalhar em equipe e compreender como uma organização funciona", disse ele.

O coordenador do setor de Inclusão Produtiva, Fabrício Vieira, afirma que esta oportunidade dada aos jovens por meio do programa torna-os mais esperançosos e confiantes em mudar sua realidade. "A partir da participação no programa, trabalhando em empresas criadas por eles mesmos, os jovens sonham mais alto e descobrem que são capazes de mudar a realidade onde vivem", concluiu.

As empresas criadas pelos alunos já estão nas redes sociais: @scoobydoocha e @tagdefuturo

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).

publicidade

publicidade

publicidade