Na reunião da Câmara Municipal de Viçosa dessa terça (18) foi informado que o Presidente da Câmara, Vereador Antônio Elias, esteve em Belo Horizonte, juntamente com o Vereador Professor Idelmino, assinando um convênio com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, trazendo o serviço da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) para Viçosa.
Segundo Antônio Elias, isso é um grande trabalho que está sendo realizado a favor da população de Viçosa. "Já é uma reivindicação antiga, sempre cobrando essa UAI pra Viçosa e agora surgiu a oportunidade da Câmara de Vereadores de Viçosa poder custear esse serviço pro município", destaca o vereador.
Ontem, foi assinado o convênio para fazer todo o trâmite legal da instalação da UAI, que tem previsão para 2020.
O vereador destaca que o local onde vai funcionar a UAI, já está definido, sendo instalada em uma sala na Rua do Estudantes, no Centro de Viçosa, onde serão oferecidos serviços de confecção de identidade, com muito mais agilidade, no modelo da UAI de Ponte Nova e vários serviços essenciais aos cidadãos viçosenses.
A Câmara destaca que tentará levar o Detran para dentro da UAI, colocando as provas do Detran (provas teóricas, com um investigador, diminuindo o valor da taxa para realização da prova), além dos serviços do Detran DUT, CPF e Carteira de Trabalho.
O Presidente ainda destaca que o SINE também poderia ser integrado a UAI, mas que, devido ao fato do Sine já funcionar na Secretaria de Desenvolvimento do município, a função não será integrada a UAI.
Além disso, outro serviço que possivelmente será direcionado a UAI, será a mudança da Receita Federal, que funciona no anexo da câmara, garantindo esse serviço a população.
No momento, a UAI atenderá esses serviços, mas ao longo dos anos conforme as demandas forem surgindo serão abertos outros atendimentos a população.
A UAI será implantada em 2020, mas tudo já está colocado no orçamento, todo processo de licitação, material, aluguel, contratação de pessoal, já com todo esse recurso garantido para 2020.