Projeto de alunos da UFV propõe alternativas sustentáveis para rejeitos da mineração
26 de dezembro de 2019

Um projeto realizado pelos alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) propõe alternativas sustentáveis para rejeitos da mineração.

A ação, que sugere reaproveitamento de fósforo e ferro, foi vencedora da 2° edição da Biobased Battle, realizada na instituição neste ano.

Projeto

O projeto, denominado "Alternativas Sustentáveis", consiste em usar a sílica, um componente muito comum nos rejeitos de mineração, para filtrar água de esgoto ou advinda da agricultura, retirando dela o excesso de fósforo.

O elemento em grande quantidade é considerado outro problema ambiental, com danos à saúde humana e de animais. Segundo os participantes, a ideia seria descontaminar a água e reaproveitar o fósforo como fertilizante agrícola.

Com técnicas específicas, os alunos também podem extrair o ferro, outro elemento comum nos rejeitos de mineração, que pode ser melhor reaproveitado.

Fazem parte do grupo os estudantes Thalles Mercês Carreiro, do Curso de Engenharia Química; Isabela do Carmo Precci Lopes, do Curso de Engenharia de Produção, e Caio Geaquinto Machado, da Engenharia Civil, além dos estudantes Sien Straureen, Nine Thyssen e Kacper Laskouiski, da Avans University, da Holanda.

Biobased Battle

Biobased Battle é um evento com duração de uma semana que objetiva o desenvolvimento de conceitos e soluções inovadoras para demandas reais da indústria.

Ao longo de cinco dias de competição, estudantes brasileiros e holandeses desenvolvem propostas inovadoras de solução para o desafio apresentado.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade