Professora da UFV conquista primeiro lugar em concurso de teses
8 de janeiro de 2020

A professora da UFV Rachel Carlos Duque Reis, que atua no curso de Sistemas de Informação, do campus de Rio Paranaíba, obteve a primeira colocação no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs, do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). A premiação, na categoria doutorado, aconteceu em Brasília (DF), no final do ano.

A pesquisa de Rachel Reis foi na área de Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), que investiga como a tecnologia pode ser utilizada para apoiar a interação e a colaboração nas atividades realizadas em grupo, promovendo a construção do conhecimento individual e coletivo dos seus participantes.

O trabalho da professora da UFV, intitulado Formação de Grupos em Ambientes CSCL baseada na combinação entre os Traços de Personalidade e Teorias de Aprendizagem Colaborativateve como objetivos verificar a influência dos traços de personalidade na formação de grupos baseados em teorias de aprendizagem colaborativa e criar mecanismos para automatizar e apoiar a formação dos grupos em ambientes CSCL.

Para alcançar esses objetivos, três desafios de pesquisa foram estabelecidos. O primeiro consistiu na investigação da influência dos traços de personalidade na efetividade dos grupos, baseados em teorias de aprendizagem colaborativa. Para isso, foi realizado um estudo experimental, com alunos do Colégio Anglo de Viçosa, que confirmou a influência dos traços de personalidade, rigidez mental e emocionalidade na aprendizagem e motivação.

O segundo desafio foi elaborar um método para modelagem de novos papéis de aprendizagem, denominados Papéis Colaborativos Afetivos (PCAs). Já o último desafio consistiu no desenvolvimento de um algoritmo que utilizasse os novos PCAs para a criação de grupos. Como resultado, foi implementado o algoritmo G-FusionPT, que demonstrou mais efetividade quando comparado a dois outros de formação de grupos.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade