Prefeitura de Viçosa notifica Superintendência sobre caso suspeito de síndrome nefroneural
13 de janeiro de 2020

A Prefeitura de Viçosa notificou a Superintendência de Saúde sobre a suspeita de um caso de "síndrome nefroneural" no município. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (10), pela assessoria do Executivo ao G1 e para a produção da TV Integração. O Executivo emitiu uma nota sobre o assunto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma pessoa, do sexo feminino e de idade não informada, foi internada, nesta quinta-feira (9), no Hospital São João Batista, com sintomas semelhantes aos outros 10 casos registrados em Minas Gerais.

Ainda conforme o Município, a paciente teria comprado a cerveja Belorizontina e consumido o produto em Viçosa e durante uma viagem para a cidade de Guarapari, no Espírito Santo. A data em que ela consumiu o produto não foi informada.

Em entrevista ao MG1 neste sábado (11), o diretor clínico do Hospital São João Batista, Sérgio Pinheiro, informou que a paciente chegou na quinta-feira com as funções renais já comprometidas, mas sem sintomas neurológicos. O estado de saúde dela é estável.

"Vale ressaltar que é um caso de suspeita, não há nada confirmado. A paciente está consciente, tranquila, vamos continuar com o tratamento, que está sendo acompanhado também por médicos de Belo Horizonte", explicou o diretor.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para saber mais informações, entretanto, a pasta informou que ainda não foi notificada sobre o caso.

No dia 7 de janeiro, um homem, de 55 anos, que estava internado com sintomas investigados pela SES-MG, morreu no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Paschoal Dermatini Filho era morador de Ubá e estava internado em estado grave.

Confira abaixo a nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura de Viçosa.

"A Prefeitura de Viçosa informa que, após receber, na tarde dessa sexta-feira (10), da direção do Hospital Municipal São João Batista, registro de internação de paciente com quadro clinico de doença renal e que a mesma afirma ter consumido cerveja Belorizontina (Backer), imediatamente encaminhou copia do prontuário e exames para a Regional de Saúde.

Segundo a direção do hospital, a paciente deu entrada na quinta-feira. O secretario municipal de Saúde, Marcus Schitini, aguarda orientações das instâncias superiores para atuar frente ao caso e acompanha o quadro clinico da paciente. Assim que tiver um resultado consolidado atenderá a toda imprensa.

Como medida cautelar, nesta sexta-feira (10), os fiscais sanitários percorreram estabelecimentos que poderiam estar comercializando a Cerveja Belorizontina, e durante a noite irão fiscalizar os bares para realizar uma ação educativa.

Durante a fiscalização, os profissionais verificam o lote e orientam os comerciantes a suspenderem a vendas ate o final das investigações.

Até o momento, não foram encontrados cervejas dos lotes L1 1348 e L21348 que estão sob investigação da Policia Civil de Minas Gerais. O cidadão que encontrar lotes desses produtos nos comércios pode informar ao setor de Vigilância Sanitária pelo telefone (32) 3891-1052".

Sobre a fiscalização, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou neste sábado (11) que a Vigilância Sanitária não encontrou registro dos lotes nos estabelecimentos vistoriados. A Vigilância recomendou aos responsáveis pelos bares, assim como o comércio local, a suspensão das vendas da bebida.

Fiscalização da Vigilância Sanitária em Viçosa — Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação

Casos no Estado

Na tarde desta sexta-feira, o Governo de Minas informou que subiu para dez o número de casos suspeitos da síndrome misteriosa no Estado. A presença da substância tóxica dietilenoglicol foi confirmada em exames de sangue feitas em três dos pacientes.

Nove pessoas estão internadas e uma morreu. O caso que havia sido descartado voltou a ser analisado. Um novo registro foi feito pelos órgãos de saúde. No total, são 8 casos em Belo Horizonte, 1 em Nova Lima e outro em Ubá.

Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos, morreu em Juiz de Fora — Foto: Redes Sociais/Reprodução

De acordo com nota divulgada pelo Ministério Público (MP), que faz parte da força-tarefa, novos lotes da cerveja Belorizontina, produzida pela Backer, continuam em análise.

"Com a descoberta da substância, um novo protocolo clínico para intoxicação por dietilenoglicol visando o tratamento dos pacientes será divulgado para profissionais da saúde", disse o MP.

Ministério da Saúde investiga síndrome nefro neural em Minas Gerais — Foto: Reprodução/TV Globo

Investigação

Na quinta-feira, um laudo da Polícia Civil identificou a substância tóxica dietilenoglicol em amostras de dois lotes da Belorizontina, o L1 1348 e o L2 1348. O dietilenoglicol é usado em serpentinas no processo de refrigeração de cervejas.

Cerveja Belorizontina foi retirada de prateleiras de supermercado nesta quinta-feira (9) — Foto: Rodrigo Franco/TV Globo

A polícia informou que o laudo ainda é preliminar e que não há como confirmar a responsabilidade da empresa fabricante no caso. A análise foi realizado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil.

Também nesta sexta-feira, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) interditou a fábrica da cervejaria Backer no Bairro Olhos D’água, na Região Oeste de Belo Horizonte e lotes foram recolhidos após divulgação de laudo da polícia.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade