Vigilância sanitária orienta suspensão da venda de produtos da Backer em estabelecimentos de Visconde do Rio Branco
16 de janeiro de 2020

A mídia em geral tem noticiado o fato de a ingestão da cerveja Belorizontina, fabricada pela Backer, estar ligada ao registro de casos de síndrome nefroneural, que, inclusive, já vitimou duas pessoas. Investigações empreendidas apontaram a existência de dietilenoglicol, substância responsável por ocasionar a enfermidade, nos lotes L1 1348 e L2 1348 do produto.

Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os setores de Vigilância Sanitária dos municípios estão realizando diligências para fiscalizar os estabelecimentos e orientar quanto à suspensão da comercialização de todas as bebidas da referida marca. Em Visconde do Rio Branco, as devidas providências já foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu, na tarde da última terça-feira (14), a recomendação das medidas que deveriam ser adotadas.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Vanessa Cortez, detalhou a ação desenvolvida em caráter preventivo, visando preservar a saúde da população rio-branquense. “Após a recomendação da Gerência Regional de Saúde de Ubá, que nos foi enviada no dia 14, começamos a fiscalizar os estabelecimentos onde poderia ser comercializada a cerveja Belorizontina. De todos que visitamos, em apenas um encontramos o produto, que não era da remessa investigada, mas o proprietário já havia suspendido a sua venda. Caso alguém tenha em casa alguma cerveja do lote contaminado, pedimos que a deixe no setor de Vigilância Sanitária, anexo à Secretaria Municipal de Saúde, para fazermos a notificação e o encaminhamento do produto aos órgãos que estão responsáveis pelo trabalho de apuração. Aos que possuem a Belorizontina de outros lotes, a orientação é para evitar o consumo da bebida até o final da investigação”, informou.

Serviço
Vigilância Sanitária Municipal
Funcionamento de segunda à sexta-feira de 7h às 11h e de 13h até 15h
Telefone: 3551-8550
Anexo à Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Felicíssimo, 163, Centro, Visconde do Rio Branco

Fonte: Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco (PMVRB).

publicidade

publicidade

publicidade